26 junho 2009

Câmara de São Pedro conta com dedicação e experiencia de seus vereadores

Clique na foto para ampliar




Até há pouco tempo atrás os cidadãos não se atinavam importância a real função do vereador. Por força de hábito, ao objetivo de reunir maior número de votos, o vereador exercia seu mandato na base do assistencialismo (emprego e oferta de serviços públicos, tratamento médico e dinheiro); alguns ainda praticam esse sistema ‘arcaico’ (de imoral à ilegalidade) para continuar no poder, seguir carreira e fazer desse importante ofício o seu meio de vida.

A partir da criação de novas regras desde a inscrição partidária ao exercício do mandato com imposições e punições severas, muitos vereadores passaram a exercitar o outro lado, a faceta da conjugação que vem do verbo ‘verear’ que significa legislar (como sua única função parlamentar). E legislar é simplesmente fazer e cuidar das leis e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos por parte do poder executivo. O vereador deve atuar como fiscal da sociedade.

A população da vizinha cidade de São Pedro dos Ferros se sente segura e orgulhosa pelas ações evidenciadas pelos vereadores, especialmente neste primeiro semestre legislativo, ações positivas e que vem ao encontro da real necessidade pública. Neste período a Câmara Municipal aprovou propostas junto ao Executivo direcionadas a reorganização de segurança e lazer da comunidade; empenho para reabilitação da saúde, desenvolvimento das áreas de ensino e educação, melhoria das vias públicas e dotações capazes de incrementar obras de real interesse dos ferrenses, entre outras.

Ações como estas, direcionadas ao interesse dos cidadãos, só estão sendo possíveis graças à dedicação dos nove vereadores, que fazem do exercício parlamentar o real papel de fiscal da sociedade.

Os vereadores de primeiro mandato – Gilson e José Sérgio (vice-presidente) - dedicados, demonstram garra e vontade de trabalhar em favor do povo. E se espelham na experiência de quem já fez e muito fazem pelo engrandecimento de São Pedro dos Ferros, como é o caso de José Rubens e Roney que ocupam cadeira no legislativo pela quinta vez; Gaby Calaes em seu terceiro (e consecutivo) mandato; Antonio do Couto, Marquinhos do Sacolão, Márcio Breguês e Pedrinho Satil reúnem (cada um) dois mandatos.

Nesta Casa todos tem vez, a voz ecoa em busca de alternativas e soluções capazes de defender e representar os anseios da família ferrense. A mesa diretora atenta, dirigida pelo presidente José Rubens, apresenta caminhos e as melhores soluções (muitas vezes) acompanhadas de argumentos flexíveis que partem da secretária Gaby e que encontram importante reforço do vereador Roney. O plenário soberano e coordenado, sem dúvidas e com aval de estirpe segura, analisa, negocia melhorias, aprova e autoriza execução das propostas para o bem de todos.

Somam-se, ainda, à dedicação e experiência dos vereadores os cuidados legais, conhecimento e prática legislativa oferecidos pela assessoria da Casa, sempre presente nas iniciativas contábeis, jurídicas e sociais que o parlamento tão-somente necessita para aproximar-se da gestão perfeita.

Mais do que um convite, vai aqui uma sugestão ao cidadão que se interessa pelo engrandecimento de São Pedro dos Ferros: visite a Câmara de Vereadores, assista às suas reuniões periódicas e assim estará contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos ferrenses.

Nenhum comentário: