01 junho 2009

Aniversário de Rio Casca

Clique na foto para ampliar













Hoje, dia 1º de junho, Rio Casca completa 97 anos, município que agrega fatos importantes e históricos da vida dos rio-casquenses que, de forma marcante, muito contribuíram para o desenvolvimento da região.

Histórico
O cidadão Francisco Ferreira Maciel Laia, pelos idos de 1826, embrenhara-se pela densa mataria existente às margens do rio Casca, enfrentando mil perigos, a cata de terras onde se fixaria. Dessa maneira, apossou-se de enorme extensão territorial, onde hoje se localiza a importante fazenda.
Em 1837, Francisco Ferreira Maciel Laia vendia a Ângelo Vieira de Souza (furriel: graduação militar superior a cabo e inferior a sargento) o direito de posse e propriedade que adquirira por concessão.
Em 1842, o furriel Ângelo comprou a Silveira Barbosa a posse das terras marginais ao córrego das Duas Barras e doou 40 alqueires das mesmas para o patrimônio do futuro povoado.
Com o auxílio de Laia e seus amigos, construiu uma pequena capela, cercada de taquara e coberta de palha dos arraiais. Construíra, também, o cemitério.
Pouco mais tarde a capela foi elevada à categoria de curato, filiado à freguesia de Barra Longa e em torno dela se erigiu o povoado.
Deve-se, ainda, à visão do furriel Ângelo o quase perfeito traçado do povoado, com ruas retas e praças simètricamente dispostas. Conta-se que ele mesmo escolhia os lugares onde seriam construídas as novas casas, traçando com sua bengala o alinhamento.
Por algum tempo o arraial foi conhecido por Bicudos, devido ao órgão nasal bastante grande do furriel Ângelo e de seus descendentes. Recebeu o seu atual nome – Rio Casca – por influência do rio do mesmo nome que banhava suas terras (Rio Casca – exuberância de cascas).

Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Nossa Senhora da Conceição do Rio Casca, pela lei provincial nº 867, de 14-05-1858, e lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Ponte Nova.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Nossa Senhora da Conceição do Rio Casca, figura no município de Ponte Nova.
Elevada à categoria de vila com a denominação de Rio Casca, pela lei estadual nº 556, de 30-08-1911, desmembrado de Ponte Nova. Sede no atual distrito de Rio Casca (ex-Nossa Senhora da Conceição do Rio Casca). Constituído de 3 distritos: Rio Casca, São Pedro de Ferros e São Sebastião de Entre Rios, todos desmembrados de Ponte Nova.
Instalado em 01-06-1912.
Elevado à condição de cidade com a denominação de Rio Casca, pela lei estadual nº 663, de 18-09-1915.

A comemoração de hoje
Pelo transcurso desta importante data de aniversário de Rio Casca, o Poder Legislativo, em ato público, realizou uma justa solenidade de comemoração em deferência especial à população.
A programação teve início com missa em Ação de Graças na Igreja Matriz; depois abertura em frente à nova sede da Câmara Municipal, hasteamento de bandeiras e hino nacional; inauguração do CAC, benção das instalações pelo Cônego José Maria Bécho; Homenagem à Rio Casca pelo Dr. José Maria Vieira Starling e encerramento com execução de Parabéns à Você, pela Banda de Músicas Santa Cecília.

Esta festa cívica, dirigida pela mesa diretora da Casa Legislativa, à frente a vereadora presidenta Marleyde de Paula Mucida Miranda “Leidinha”, aconteceu na Câmara Municipal, neste dia 1º de junho, pela manhã calorosa e de céu brilhante que teve a augusta missão de testemunhar e de participar de um evento singelo e de muita grandeza, de demonstração de amor à terra natal e de pura confraternização dos conterrâneos.

Em abundante ar puro que se respirava, ao som da Banda de Músicas e eloquentes palavras proferidas pelos oradores, involuntariamente, uma mensagem ficou cravada na memória dos presentes: só a unidade é capaz de reunir a todos, encaminhando-lhes com civilidade (sem mazelas e sem ressentimentos) para a construção de uma cidade melhor para se viver.

A civilidade capaz da união começa pela Câmara de Vereadores, a porta aberta que faltava ao cidadão em suas reivindicações e orientações junto aos demais poderes, com o único fim de exercer a democracia.

Agora, mais ainda, a direção da Câmara Municipal disponibiliza aos rio-casquenses o Centro de Atendimento ao Cidadão/CAC que, com justiça, recebeu o nome de Américo Joaquim Piuzana que tem o nome inserido na história de Rio Casca como um de seus mais importantes homens públicos, solidário, humano e grande benfeitor.

Entre suas funções o CAC tem o objetivo de levar aos cidadãos informações sobre seus direitos e assessorá-los na busca de soluções para os problemas jurídicos e sociais, defesa dos direitos humanos e proteção dos direitos constitucionais dos cidadãos.

Estiveram presentes na solenidade de comemoração do aniversário de Rio Casca as pessoas mais ilustres, vereadores, autoridades, comunidade e convidados especiais, todos, que sempre demonstram amor à cidade e oferecem aos rio-casquenses iniciativas para seu desenvolvimento.

Um comentário:

Wander Gualberto Despachante disse...

Ola meu querido amigo Jornalista Jonathan, gostaria de expressar aqui a minha imensa satisfação pela matéria de nossa querida Rio Casca, quero dizer que não poderia ter ficado melhor, parabéns pela matéria e pelo empenho nesta tarefa árdua de nos deixar sempre bem informados, abraços seu amigo e vereador Wander Gualberto - Rio Casca - MG.