03 junho 2009

Matadouro de Rio Casca será fechado

Um decreto do prefeito Zeca, no dia 29 de maio, anuncia o encerramento das atividades do matadouro municipal. Desde o ano passado trafega um processo judicial no ministério público, sobre irregularidades no funcionamento do matadouro municipal. Em maio de 2008 foi assinado um termo de ajustamento onde a Prefeitura Municipal teria até julho de 2009 para promover as adequações necessárias para o enquadramento do matadouro à legislação vigente.

Neste instante o decreto do prefeito Zeca, diz que por motivos tais como : a inexistência de verba, local e etc; inviabilizam a possibilidade de adequação do matadouro à legislação vigente e por isto será fechado. Como o processo prevê multa, a prefeitura fará proposta para tentar converter a multa em investimento em algum projeto ambiental, mas tal proposta ainda não é conhecida.

A maior preocupação neste momento é com a saúde pública. Cidades próximas tiveram problemas semelhantes e carcaças de animais foram encontradas em matagais, rodovias e terrenos baldios.
Tenha cuidado com a procedência da carne consumida, fiscalize, denuncie e cobre resoluções. É seu direito como cidadão.

Estamos à disposição da prefeitura municipal de nossa cidade para saber o que será feito em prol dos envolvidos não só no consumo das carnes, mas dos criadores e revendedores de carne para que tenhamos garantia da saúde e qualidade da carne consumida.

É louvável a atitude do prefeito Zeca se o decreto visa economizar recursos da prefeitura com a multa e tentar alguma manobra que permita a este dinheiro ser reinvestido em nossa cidade, mas não isenta a responsabilidade da prefeitura; há que se buscar uma maneira de resolver o problema; decretar fechamento e ter o problema como absolutamente resolvido não demonstrará preocupação com o povo e a cidade.

Questões de saúde pública são de responsabilidade de todos, a começar pelos poderes constituídos.
Problemas desta natureza não são exclusividade de Rio Casca, os órgãos governamentais desenvolvem leis que visam monitorar e melhorar a saúde pública e preservação ambiental em nosso país. Assim não podemos culpar nossa prefeitura pelo problema com o matadouro, mas podemos e devemos cobrar resultados que garantam nossa saúde e qualidade de vida.

Aguardamos pronunciamento do prefeito Zeca e/ou seus assessores para que toda Rio Casca possa conhecer as medidas a serem tomadas.

( FONTE: Portal Rio Casca –
www.riocascaonline.com )

Nenhum comentário: