05 junho 2009

Comissão de Direitos Humanos realiza reunião em Raul Soares


Clique na foto para ampliar







Requerida e dirigida pelo deputado estadual Durval Ângelo (PT) realizou-se em Raul Soares, na tarde do último dia 3 de junho, no salão nobre da Câmara Municipal de Vereadores a 12ª reunião extraordinária da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais que, também, contou com a presença do deputado estadual Weliton Prado (PT).
Finalidade:
Discutir, em audiência pública, as denúncias descritas pelo vereador do Município de Raul Soares, Ramiro Andrade Grossi, a esta Comissão, sobre supostas práticas delituosas executadas pelo detetive da Polícia Civil, Edeilson Carlos Araújo.

Convidados:
Vicente de Paula Barbosa, Prefeito Municipal de Raul Soares; Eimard Rodrigues Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal; Ramiro Andrade Grossi, Vereador do Município de Raul Soares; João Xingó de Oliveira, Delegado Regional da 36ª DRPC em Caratinga; João Lopes de Sá Neto, Delegado da Comarca de Raul Soares; Emerson Henrique do Prado Martins, Promotor de Justiça da Comarca de Raul Soares; Carlos Magno Fernandes Grossi, Vítima; Maria Lúcia de Miranda Rios, Presidente do Conselho de Segurança Pública de Raul Soares - Consep; Geraldo de Morais Júnior, Corregedor-Geral da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais.

Resultado:
Reunião realizada com as seguintes presenças: Altivo de Souza Melo, Vice-Prefeito Municipal de Raul Soares, representando Vicente de Paula Barbosa, Prefeito Municipal de Raul Soares; Eimard Rodrigues Ribeiro, Vereador do Município de Raul Soares e Presidente da Câmara Municipal; Ramiro Andrade Grossi, Vereador do Município de Raul Soares; Walter Felisberto Souza do Rosário, Chefe do 12º Departamento de Polícia Civil do Estado de Minas Gerais; João Xingó de Oliveira, Delegado Regional da 36ª DRPC em Caratinga; João Lopes de Sá Neto, Delegado da Comarca de Raul Soares; Emerson Henrique do Prado Martins, Promotor de Justiça da Comarca de Raul Soares; Carlos Magno Fernandes Grossi, Vítima; Helbert Alexandre do Carmo, Delegado Adjunto, representando Geraldo de Morais Júnior, Corregedor-Geral da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (FONTE: Assessoria de Imprensa da Assembléia Legislativa de Minas Gerais).
Usaram a palavra:
Usaram para palavra para considerações sobre o caso, o vereador Ramiro Grossi que fez a denúncia contra o investigador Edeilson; a vítima Carlos Magno; o vice-prefeito Altivo de Melo; o presidente da Câmara Eimard da Tarza; o promotor de Justiça Dr. Emerson Henrique; os delegados presentes e cidadãos raul-soarenses – Luciano Olímpio, Ana Maria Gomes, Custódia Araújo e Palmendes - que manifestaram solidariedade às famílias do acusado e da vítima e, que, na oportunidade apresentaram apoio ao trabalho das polícias civil e militar de Raul Soares.
Entenda o caso:
A queixa foi apresentada à ALMG pelo vereador Ramiro Grossi que acusa o detetive da Polícia Civil, Edeilson Carlos Araújo, de ter agredido fisicamente Carlos Magno Fernandes Grossi, de 67 anos. Além da agressão, Carlos Grossi teria sido preso, sem justificativa legal.
Por esse motivo, ele fez uma representação contra o policial ao Ministério Público, por abuso de autoridade e coação. O caso ocorreu no dia 16 de abril deste ano.
O deputado Durval Ângelo disse que a denúncia é reforçada por casos anteriores, que indicariam abusos do mesmo detetive. "Estou certo de que a atitude desse policial não tem a concordância da Chefia da Polícia Civil e da Corregedoria. Repudiamos o ocorrido e vamos cobrar que seja aberto um processo administrativo para apurar o episódio e ainda que o policial seja afastado", declarou o parlamentar.

Nenhum comentário: