12 agosto 2009

Vereadores de São Pedro dos Ferros empenhados em ajudar o hospital

Clique na foto para ampliar





Os vereadores de São Pedro dos Ferros reuniram, na noite de ontem (11), para tratar de assuntos de interesse dos ferrenses junto a administração municipal. Dentre os assuntos de pauta, chamou a atenção de todos o grave problema de ordem financeira que está atravessando a Fundação Hospital José Peres.

A situação dessa entidade é crítica e vem se arrastando há anos. Agora chegou ao ponto máximo e em vias de paralisação de suas atividades, caso não receba suporte para se sustentar na manutenção do quadro de funcionários e na prestação de serviços essenciais de saúde que oferece à população, de sobremaneira a classe menos favorecida.
No último dia 11 o hospital recebeu a visita da Vigilância Sanitária, órgão encarregado de fiscalização, que elaborou relatório acerca da situação. Esse documento exige providências imediatas para manutenção de condições básicas de funcionamento - presença de médicos clínico, anestesista, pediatra e obstetra - para se manter na condição de hospital.
Sem receita financeira é impraticável a presença desses profissionais, levando aquele prédio, histórico, a virar uma simples sala (com até cinco leitos) de atendimento a pacientes que necessitam de observação e, daí, encaminhamento a outros hospitais da região.

O secretário de saúde, Juscelino Saavedra, dirigiu-se aos presentes - vereadores, populares e funcionários daquela entidade - e explicou a posição da prefeitura do município diante do triste quadro em que se encontra a entidade e a saúde local que se arrasta sem recursos financeiros e se valendo apenas da boa vontade de funcionários e médicos que, de maneira caridosa, fazem atendimentos aos inúmeros necessitados no dia a dia.
O secretário deixou claro que a prefeitura não tem responsabilidade pelo funcionamento do Hospital José Peres; tem responsabilidade, sim, pelo atendimento de urgência quando repassa (mensalmente) o valor de 24 mil para custear o plantão médico.

A médica Marli Campos Saavedra que desenvolve atividades naquela fundação, muitas vezes de forma humanitária, usou a palavra para implorar aos agentes públicos ferrenses para buscarem uma solução urgente em favor do hospital e de seus funcionários, em benefício da população, em especial aos muitos necessitados.

Os vereadores, sensibilizados, demonstraram interesse em colaborar, em fazer sua parte diante do processo de ajuda à Fundação Hospital José Peres. O presidente da Câmara Municipal, vereador José Rubens pediu compreensão de todos, disse que todos os vereadores “há meses” vem manifestando estarem de acordo em ajudar e de colaborar, como sempre o fazem. Disse, ainda, que de posse de orientação jurídica do advogado Áser Barros de Paula, a Câmara Municipal está apenas aguardando do Chefe do Poder Executivo, prefeito José Sílvio, um projeto de lei autorizando a complementação do repasse financeiro, a título de subvenção (na ordem de R$ 10 a 15 mil reais/mês). Falou, também, que todos os nove vereadores estão prontos a votarem favoravelmente, basta que tenham a proposição em mãos; podia ser votada naquela hora da noite, amanhã cedo. Enfim, enfatizou José Rubens que a proposta será votada tão logo chegue na Câmara.
Finalmente o presidente deixou claro que depende apenas da boa vontade do prefeito, palavras que foram endossadas pela secretária Gabi Calaes.

Diante da situação, na presença de grande plateia, a mesa diretora ordenou que se fizesse uma correspondência ao Executivo solicitando, com urgência urgentíssima, o envio do projeto de lei a ser apreciado e votado em reunião extraordinária a ser realizada no dia de hoje, quarta-feira-12, no horário de 14h no plenário da Câmara.

Um comentário:

Tiago disse...

Tem anos e anos que não nasce ninguém em São Pedro... espero que resolvam esse grande problema do município o quanto antes.