31 maio 2009

Mauro Bomfim mais uma vez visita a região


Clique na foto para ampliar







O advogado e suplente de deputado federal Mauro Bomfim, durante a semana que se passou, teve participação efetiva em eventos de grandeza do cenário político e administrativo em várias comunidades mineiras, especialmente na cidade de Sobrália onde participou da inauguração do Centro de Referência de Assistência Social/Cras. E na cidade de Guanhães ele coordenou os trabalhos de preparação e revisão da Lei Orgânica do município que foi aprovada em plenário pelos vereadores.

Ontem, sábado, Mauro Bomfim visitou a cidade de Piedade de Ponte Nova onde participou de encontro de lideranças políticas regionais, no Sítio Córrego da Onça, reunindo ilustres piedadenses, Carlinhos Mundinho, proprietário do sítio e Osmar Firmino; Gilmar de Paula Lima, prefeito de Santa Cruz do Escalvado, Luiz Antonio Resende Soares, representando a cidade de Jequeri; Expedito Pereira Lima, representando a cidade de Santo Antonio do Grama; Waldir Alvarenga, representando a cidade de Rio Casca e Reginaldo Moura Batista, representando a cidade de São Pedro dos Ferros.

Depois do encontro em Piedade de Ponte Nova o suplente de deputado federal Mauro Bomfim, em passagem pela cidade de São Pedro dos Ferros se encontrou com Danilo Caldarelle Dias “Danilo DDD”, suplente de vereador, comerciante e jovem político que traz consigo a marca de uma nova esperança que surge para ajudar e compor o grupo que tem a finalidade de resgatar melhores dias para a população ferrense.

De São Pedro dos Ferros, Mauro Bomfim, seguiu em viagem para a cidade de Governador Valadares para participar do Encontro regional do PPS neste domingo, dia 31 de maio, com previsão de presença de mais de 500 pessoas, representantes das cidades dos vales do Rio Doce e Mucuri.

Nesse encontro registra-se uma novidade para a região que é o lançamento da Frente Nacional Anticorrupção, idealizada por Mauro Bomfim. Outra atração é a esperada presença de Itamar Franco, ex-governador de Minas e ex-presidente da República. Itamar é um político de destaque no cenário nacional pela ordem e transparência de seu governo que o caracterizam como político não corrupto, tendo terminado seu mandato na presidência do país com um grande índice de popularidade.

Especialistas discutem males e benefícios do açúcar

Visto como inimigo pela maioria dos nutricionistas, o açúcar é um alimento muito presente na alimentação do país. O consumo excessivo representa riscos à saúde, mas pesquisadores também encontram propriedades medicinais no produto.

Segundo estatísticas, o brasileiro consome 52 quilos por ano, 10 a mais do que a média nacional. Apesar do avanço dos produtos light e diet, especialistas lembram que o açúcar ainda está presente na dieta, em produtos como leite, pães e farinhas.

Quinze prefeitos já foram cassados em Minas

Cidades de Mata Verde e Carmo do Paranaíba serão administradas pelos presidentes das câmaras municipais até que seja realizada nova eleição

Maria Clara Prates – Estado de Minas

Com a cassação dos prefeitos de Mata Verde, no Vale do Mucuri, e Carmo do Paranaíba, Região do Alto Paranaíba, em sessão do Tribunal Regional Eleitoral na noite de quinta-feira, sobe para 15 o total de prefeitos cassados em Minas. Na maioria deles, a motivação para o afastamento foi a compra de votos, como aconteceu no caso dos prefeitos de Mata Verde e Carmo do Paranaíba. Nas duas cidades, o TRE determinou que fossem realizadas novas eleições. Até que isso ocorra, a administração municipal fica a cargo dos presidentes das câmaras municipais.


De acordo com balanço do TRE, em Minas, três cidades já realizaram novas eleições – Fronteira dos Vales, Ponto Chique e Francisco Sá, sendo que outras quatro estão sendo comandadas pelos presidentes do Legislativo municipal: Ipiaçu, Ipatinga, Itabirito, Salto da Divisa. Também em quatro cidades – Divisa Alegre, Ipaba, Carmo do Rio Claro e Ouro Verde de Minas – assumiram a administração os segundos colocados nas eleições.

E ainda, mesmo cassados, os prefeitos de Cachoeira Dourada e Pintópolis permanecem nos cargos porque aguardam desdobramentos de seus processos judiciais. De acordo com o TRE, são dezenas os candidatos vitoriosos nas eleições de outubro do ano passado que tiveram suas candidaturas cassadas pelos juízes de 1ª instância, mas ainda não foram analisados pelo tribunal.

Construção Segundo a investigação judicial, o prefeito de Mata Verde, Florisvaldo Alves Martins (PSDB), reeleito com 57% dos votos, e seu vice, Íris César dos Santos Moreira (PDT), prometeram doações ou dinheiro para seus eleitores. Depoimentos colhidos durante a fase de instrução do processo comprovaram que foram distribuídos vales para a compra de material de construção e pagamento posterior, sempre condicionados a votos. Segundo o procurador eleitoral José Jairo Gomes, testemunhas confirmam ainda que a compra dos votos era feita na própria casa do prefeito. “Os depoimentos também deixam claro o envolvimento da esposa do investigado Florisvaldo Martins no sistema de captação ilícita de sufrágio, o que ocorria em sua própria casa,” afirma Gomes.

Também por unanimidade, o prefeito reeleito de Carmo do Paranaíba, João Braz de Queiroz (DEM), e seu vice, José Caetano de Almeida Neto, foram cassados por compra de votos, por meio de um pretenso programa social que tinha o sugestivo nome de Quarentinha. Isso porque o objetivo era distribuir R$ 40 mensais aos seus eleitores caso o prefeito fosse reeleito. O juiz Renato Prates considerou que a estratégia de campanha de João Braz se transformou numa verdadeira “indústria de compra de votos”.

Prefeitos afastados
Cidades sob o comando da Câmara Municipal: Mata Verde, Carmo do Paranaíba, Ipiaçu, Ipatinga, Itabirito e Salto da Divisa.
Sob comando dos segundos colocados: Divisa Alegre, Ipaba, Carmo do Rio Claro e Ouro Verde de Minas.
Aguardam no cargo: Cachoeira Dourada e Pintópolis.
Novas eleições já realizadas: Fronteira dos Vales, Ponto Chique e Francisco Sá.
(Fonte: Tribunal Regional Eleitoral de Minas (TRE/MG)

Sobe para 20 o número de pessoas infectadas com a nova gripe no Brasil

O Ministério da Saúde informou no final da tarde deste sábado (30) que mais quatro casos da nova gripe foram confirmados no país, sendo dois em Santa Catarina, um em São Paulo e outro no Tocantins. Com isso sobe para 20 o número de pessoas infectadas com a influenza A (H1N1) no Brasil. Os pacientes estão nos Estados de São Paulo (8), Rio de Janeiro (5), Santa Catarina (4), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Tocantins (1).
Saiba mais

Segundo nota do ministério, os novos casos confirmados de São Paulo e Tocantins foram de pessoas contaminadas nos Estados Unidos. Já os dois pacientes de Santa Catarina contraíram a doença no Brasil, de um paciente que veio dos EUA. Até agora, são seis os casos detectados de transmissão autóctone (dentro do território nacional). Os casos suspeitos da nova gripe continuam em 19 em dez Estados: São Paulo (5), Rio de Janeiro (3), Rio Grande do Norte (3), Distrito Federal (2), Minas Gerais (1), Rondônia (1), Alagoas (1), Bahia (1), Goiás (1) e Roraima (1).


As amostras com secreções respiratórias dos pacientes estão em análise laboratorial.Além disso, outros 17 casos estão em monitoramento em nove Estados. O número de casos descartados até hoje é de 346, segundo nota do ministério.Em todo o mundo, 57 países têm casos confirmados e divulgados da doença, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Até o momento, 99 pessoas morreram. Só no México há 85 vítimas fatais. A nova gripe é uma doença respiratória transmitida de pessoa para pessoa e com sintomas semelhantes aos da gripe comum, como febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal. (FONTE: Uol Notícias)

28 maio 2009

Lula sanciona lei para divulgação das contas públicas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no início da noite desta quarta-feira lei que determina que a União, estados e municípios passem a divulgar, em tempo real, suas contas. O texto, no entanto, não define qual meio deve ser usado. A lei é um complemento à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

A lei sancionada por Lula prevê que a União, estados, o Distrito Federal e municípios com mais de 100 mil habitantes terão um ano para se adequar à nova regra. Os municípios que tenham entre 50 mil e 100 mil habitantes terão dois anos de prazo. Já para os municípios com até 50 mil, o prazo será de quatro anos, a partir da publicação da lei no Diário Oficial da União, o que deve ocorrer nesta quinta-feira.

Bancos dão mais prazo para comprar o carro

Bancos esticam os financiamentos de veículos. Número de parcelas nas concessionárias salta de 60 para até 80 meses

O crédito volta, os prazos de pagamento aumentam e os juros caem. Os efeitos da crise econômica mundial estão se diluindo e as concessionárias de Belo Horizonte voltam a financiar carros novos em até 80 meses a partir desta quinta-feira. "Recebemos comunicado de um banco avisando sobre a ampliação do prazo de pagamento. Quem tem uma boa ficha vai comprar financiamento em melhores condições já amanhã (quinta)”, disse o gerente da Líder BH Veículos, instalada na região Centro-Sul da capital mineira, Dálcio Amorim. Recentemente, na Pisa, Automax, BHFor, o número de parcelas foi dilatado de 60 para 72 vezes.

"Alguns bancos começam a se mexer. A aprovação ainda está restrita, mas é questão de tempo. O fato é que as condições estão realmente melhorando”, disse o presidente do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos em Minas Gerais (Sincodiv-MG), Mauro Pinto de Moraes Filho. Suspenso desde outubro do ano passado, o Itaú Unibanco anunciou a volta do financiamento em 72 meses no último dia 14. A justificativa foi a sinalização da retomada do crescimento econômico no segundo semestre. Pela mesma razão, o Banco do Brasil informou segunda-feira que, no crédito para veículos, os juros que estavam entre 1,31% e 2,63% ao mês passaram para entre 1,22% e R$ 2,44%.


Na quarta-feira, de forma mais agressiva, foi a vez do Bradesco. O banco confirmou a ampliação do prazo máximo do financiamento de veículos zero-quilômetro de 60 para 80 meses, além de reduzir os juros. A taxa mínima caiu de 1,52% para 1,20% ao mês. “A decisão foi tomada por causa do cenário econômico e do comportamento da inadimplência, que internamente está estável. O governo fez esforço ao reduzir o IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) e, agora, o Bradesco dá a sua contribuição para o mercado continuar ativo. É o maior prazo do mercado e significa uma parcela 18% mais barata para o cliente”, afirmou o diretor-executivo do banco, Ademir Cossiello.

Ele explica que a aprovação do crédito não ficou mais restritiva. “Quem tinha crédito do passado, continuará tendo”, destaca. No primeiro trimestre deste ano, o Bradesco somava em sua carteira 2,7 milhões de veículos financiados, nas linhas de Crédito Direto ao Consumidor (CDC), Leasing e Finame, com saldo de R$ 41,1 bilhões.

O cenário propício às compras, desejado antes mesmo do agravamento da crise, ganha força, de acordo com os números divulgados ontem pelo Banco Central (BC). A média diária de concessões de novas operações de crédito cresceu 1,2% de março para abril, atingindo R$ 7,164 bilhões. O estoque de crédito do Sistema Financeiro Nacional (SFN) avançou 0,4%, batendo o recorde de R$ 1,248 trilhão. A taxa de juros média do crédito livre atingiu em abril 38,6% ao ano, ante 39,2% em março. Com a queda, a taxa se consolida abaixo dos níveis praticados durante a fase mais aguda da turbulência financeira, já que é a mais baixa desde junho de 2008, quando estava em 38%.

27 maio 2009

Mauro Bomfim e Djalma Diniz presentes na região

Clique na foto para ampliar







O advogado e suplente de deputado federal Mauro Bomfim está sempre presente nos principais encontros que se realizam no Estado de Minas Gerais, levando incentivo e apoio às comunidades locais para realização de desenvolvimento e obtenção de resultados positivos.

Através de seu empenho e prestígio pessoal, junto aos setores de administração estadual e federal e de seu trabalho profissional de advocacia, muitas reivindicações em favor de iniciativas públicas foram realizadas e outras em fase de atendimento e realização, em várias localidades mineiras. Nos últimos dias ele esteve em companhia do atuante deputado estadual Djalma Diniz (PPS).

Vale ressaltar que o deputado Djalma Diniz é muitíssimo respeitado e querido em nossa região, fruto de seu trabalho, ao longo do tempo, em benefício dos cidadãos e em favor das comunidades visitadas onde ele está sempre presente.


Na oportunidade, o advogado Mauro Bomfim e o deputado Djalma Diniz foram recebidos por representantes comunitários e grande massa popular, por lideranças políticas e autoridades que manifestaram satisfação, alegria, agradecimento e, o mais importante, esperança de dias melhores no futuro.

23 maio 2009

Palestra de Prevenção ao Câncer



Desde o início da história da medicina que o câncer é conhecido, convivendo e trazendo preocupações e pavor à população. Hoje ocupa o terceiro lugar entre as causas de morte. Sua origem está associada aos fatores ambientais tais como hábitos alimentares, fumo, álcool, produtos químicos, exposição ao sol e tantos outros e hereditariedade.

Todas as pessoas podem ter câncer, porém quando os fatores de risco são conhecidos ele pode ser evitado ou pelo menos detectado e tratado em tempo de cura.

A prevenção é possível em várias etapas da doença: antes dela se manifestar, aos primeiros sinais e sintomas, ou ainda para a minimização das complicações quando a doença já está estabelecida.

Preocupada em combater a doença a direção do Núcleo do Câncer (Sopac) de Raul Soares, por iniciativa do vice-presidente Célio Nesse, realiza, no salão nobre da Câmara Municipal, uma palestra de prevenção ao câncer que conta com presença de médicos especialistas – Dr. Alexandre Pierri Chiari e Dr. Gustavo Lanzza – que levam aos inúmeros participantes os cuidados para prevenir e curar a doença, de forma a minimizar a dor acometida à inúmeras famílias, bem como inibir sua proliferação em nosso meio. Essa palestra teve início às 16h

Rio Casca - moradores reivindicam quebra molas na BR 262

A recolocação de quebra-molas em vários trechos da BR-262, na altura da entrada dos bairros Santa Efigênia e Jacarandá, em Rio Casca, é a principal reivindicação de moradores dessas localidades do município da Zona da Mata mineira. Cerca de 100 pessoas, incluindo moradores dos bairros, lideranças e autoridades locais e representantes do Dnit e do DER-MG participaram de audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizada nesta sexta-feira (22/5/09) na cidade.

O deputado Juninho Araújo (PRTB), que solicitou a reunião, destacou que já havia passado inúmeras vezes por aquele trecho da rodovia federal e presenciado o drama de várias famílias que perderam entes queridos na estrada. Ele lembrou que antes da implantação de três lombadas eletrônicas, havia vários quebra-molas na estrada. Com a implantação dos radares pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os quebra-molas foram retirados. Só que, há cerca de dois anos, os radares não funcionam, porque terminou o contrato do Dnit com as operadoras terceirizadas.

População lamenta perda de entes queridos
Vários populares se manifestaram, a maior parte reivindicando os quebra-molas, e alguns lamentando a perda de parentes na estrada. Um dos moradores, Sherman Shneider, o "Alemão", fez um desabafo, lamentando que perdeu há pouco um grande amigo em acidente na BR-262. "Precisamos de proteção para nossas famílias. Precisamos de pessoas que façam, que coloquem quebra-molas para educar os motoristas mal educados. E isso é uma coisa simples, basta umas latas de cimento, para-se o trânsito um pouco e faz [os quebra-molas]", defendeu.


Já o morador Mauro reivindicou a construção de uma via paralela à BR-262 nos 3 km entre o bairro Santa Efigênia e o Centro, para uso de pedestres e ciclistas. Lembrando que há poucos dias, uma mulher foi vítima de estupro nesse trecho, o cidadão solicitou ainda a iluminação do local. Também moradora do bairro, a professora Gislene acompanhou Mauro na defesa de iluminação para a via em que já houve várias tentativas de assalto. E criticou a falta de respeito dos motoristas que trafegam por ali: "Passo no trecho com crianças, vejo motoristas no trevo a mais de 100 km por hora, trombando até em poste".

Também defendendo os quebra-molas, Pedrinho do Som informou que, nos últimos dez anos, houve mais de 70 acidentes no trecho de Rio Casca da rodovia, sendo 28 com vítimas fatais. Ele também condenou a imprudência dos motoristas, que chegariam a trafegar a 140 km por hora. Algumas moradoras reclamaram da insegurança no bairro e pediram reforço policial. O comandante local da Polícia Militar, capitão Sebastião Gualberto Barbosa, respondeu que iria intensificar o policiamento no bairro.

Dnit diz que são necessários estudos
O engenheiro substituto do Dnit em Rio Casca, Vinícius Pires da Silva, explicou que para implantar quebra-molas na BR-262 seria necessário um estudo técnico. Ele disse ainda que não sabia de nenhum pedido formal de instalação de lombadas naquele trecho.
(Síntese da matéria de Renata Ornelas da Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais)

Nosso comentário
Esse trecho está distante a pouco mais de 30 quilômetros de Raul Soares sendo intensamente usado pela população raul-soarense e demais usuários de outras localidades vindos da BR-116 em Caratinga e BR-262 em Rio Casca. Esses usuários sentem, sofrem e reclamam das condições oferecidas pelo trecho que propicia perigo iminente, entre outras mazelas.

No trecho entre Raul Soares e São Pedro dos Ferros tem um desvio muito perigoso, existente desde janeiro de 1985; em todos anos recebe promessas de ‘solução imediata’ por parte dos agentes públicos, principalmente em época de eleição.
O entorno da cidade ferrense, desde o ano passado, está inativo obrigando veículos leves, ônibus, caminhões, carretas e etc. trafegarem por dentro da cidade que provocam problemas de congestionamento, atrasos e danificando o piso das ruas, bem como as redes pluvial e de esgoto. O prefeito José Sílvio tem se empenhado para reativação do entorno que, segundo se informa, é de responsabilidade de órgão federal.
Está difícil assim... falta de assistência e apoio das autoridades e mais impostos e obrigações sociais impostas às empresas e aos cidadãos...

22 maio 2009

Conheça um pouco mais a Apromai

A Associação de Proteção à Maternidade e Infância/Apromai de Raul Soares é uma entidade social, mantenedora do centro de educação “Cidadãos do Futuro” com atribuições de creche e curso pré-escolar.

A Apromai foi fundada em dezembro de 1967 e desde então vem trabalhando com o objetivo de proporcionar dignidade a um grupo de crianças na faixa etária de 2 a 5 anos, através de alimentação sadia e balanceada, assistência médica e dentária, educação e ensino.

Os pais e responsáveis pelas crianças assistidas reúnem-se, periodicamente, com monitores da creche para receberem informações acerca do trabalho realizado, especialmente nas áreas de saúde, educação, hábitos higiênicos e demais assuntos relacionados à educação do dia a dia.

Uma vez por semana, uma mãe assistida pela Apromai, sem interferência em suas atividades diárias, presta serviços internos e de forma voluntária à entidade.

Com o pensamento - Não basta dar o peixe, é preciso ensinar a pescar! - a direção da Apromai pretende realizar parcerias com seguimentos públicos e privados com a finalidade de manter cursos de capacitação profissional aos pais e mães das crianças assistidas e colocá-los aptos e em condições de se desenvolverem no mercado de trabalho.

Através da união das famílias e a presença da escola pode-se chegar à uma sociedade mais justa e fraterna. Por isso, ajude a Apromai fazer a diferença na vida de mais de 110 crianças atualmente assistidas.

Faça uma visita à Apromai
Rua Rufino Rocha, 276 – Bairro Santo Antonio
Contato pelo telefone 33.3351-1019

Nova Diretoria
Presidente: Gésus de Oliveira Cota; vice-presidente: Everaldo Domingos Costa; secretários: José Afonso da Silva e Maria Dirma Maia Machado; Tesoureiros: Waldir Dias Vieira e Wilson Veiga Coelho.

Clique na foto para ampliar



19 maio 2009

Sericita sedia etapa do JEMG que tem participação de atletas de Raul Soares

Os Jogos Escolares de Minas Gerais é a competição esportiva e educacioinal mais importante do programa esportivo e social de Minas Gerais que conta com participação de alunos escolares do ensino fundamental e médio reunindo a capital mineira, Belo Horizonte, e mais 852 municípios do Interior.

Os jogos acontecem em quatro etapas nas modalidades basquetebol, futsal, handebol, voleibol, atletismo, atletismo PCD, judô, natação, peteca, tênis de mesa, xadrez e nas categorias masculino e feminino, e em dois módulos. O Módulo I com alunos de 12 a 14 anos e Módulo II de 15 a 17 anos.
Essa realização reúne 170 mil alunos, 8 mil professores, 16 mil profissionais envolvidos, 3 mil empregos diretos e 8 mil indiretos e cerca de 500 mil espectadores.

Esta segunda etapa está sendo realizada nas cidades pólos: Caiana (SRE Carangola), Sericita (SRE Ponte Nova), Alfenas (SRE Vaginha), Arcos (SRE Divinópolis), Barbacena (SRE Barbacena), Bocaiúva (SRE Montes Claros), Campo Belo (SRE Campo Belo), Formiga (SRE Passos), Jequitinhonha (SRE Almenara), Pará de Minas (SRE Pará de Minas), Poté (SRE Teófilo Otoni), São José do Goiabal (SRE Nova Era), Serro (SRE Diamantina), Ubá (SRE Ubá), Vespasiano (SRE Metropolitana C), Paracatu (SRE Paracatu) e Carangola (SRE Carangola).

Em Sericita - Após participar da primeira etapa, o município de Raul Soares se faz presente nesta segunda que acontece na acolhedora cidade de Sericita (da microrregional – SRE de Ponte Nova) que abriga as cidades de Sericita, Santo Antonio do Grama, Pedra Bonita, Abre Campo, São Pedro dos Ferros, Raul Soares e Rio Casca.
Os jogos tiveram início ontem, dia18, e a delegação raul-soarense – professores, funcionários e alunos das escolas Regina Paccis, Coronel João Domingos, Benedito Valadares, Padre Júlio Maria - se apresenta de forma brilhante com resultados satisfatórios, com disciplina e exercendo exemplar espírito esportivo.

O que chama atenção de visitantes e participantes do JEMG em Sericita é o espírito esportivo da população que tem assistido aos jogos, incentivando e contribuindo de forma a educar e engrandecer a prática esportiva, num trabalho realizado pela competente equipe da Coordenação Municipal formada ao fim.

Somada a esses ingredientes vimos, ainda, de maneira exemplar a participação do poder público sericitano. O prefeito Antonio Sérgio da Cruz e o presidente da Câmara Municipal, vereador José Geraldo Clemente Lopes, se fizeram presentes durante a abertura oficial dos jogos e nas demais competições até então realizadas. Eles levaram apoio, incentivo e deixaram claro que o esporte é fundamental para dignidade das inúmeras famílias brasileiras; um gesto que propiciou segurança e confiança aos participantes, além de dar mais moral a esta importante realização dentro do cenário esportivo mineiro.

Clique na foto para ampliar


17 maio 2009

Solução vem das Escolinhas de Futebol

O futebol do Interior é base para os grandes clubes que, ao longo dos anos, se transformaram em empresas fazendo do futebol um grande negócio. Esse esporte, popular em todo o Mundo, passou de lazer à profissão e industrialização. Um negócio que é cobiçado por todos que se envolvem neste mundo esportivo que tem a companhia de outras modalidades esportivas como vôlei, basquete, natação, ciclismo, pugilismo, enfim de outras tantas atividades.

Os grandes investimentos e salários pagos no futebol individualmente aos atletas estimulam à milhares de famílias que sonham em ter um jogador profissional e se tornar o esteio familiar. Exemplo disso, hoje, são os atletas Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo Fenômeno, Adriano, Robinho, Ramires, etc. etc.

Aqui em nossa região, atrelada à idéia de se formar um atleta profissional de futebol e a idéia de fazer a meninada virar homens de personalidade e caráter sério simplesmente, vê-se a presença das escolinhas que atuam nas cidades de Raul Soares, Rio Casca, Abre Campo, Sericita e Vermelho Novo, entre outras. Essas escolas tem projetos semelhantes na formação, primeira e principalmente produzir homens de verdade e depois, num outro plano dentro das possibilidades de cada jogador participante, descobrir talentos em condições de se transformarem em atletas de grandeza e aptos ao futebol profissional.

Por isso, é preciso que os promotores desses projetos – diretores de clubes, ex-atletas e amantes do futebol – sejam destacados dentre outros e vistos com muito respeito pela sociedade e que recebam, da população e das autoridades, apoio e incentivo para levarem em frente essa feliz idéia. Feliz sim, pois enquanto a escolinha descobre e trabalha os futuros atletas profissionais que orgulhem suas cidades, está tirando a ociosidade (maléfica) de muitos e inibindo-lhes do caminho errado e da violência que aumenta à cada dia em todo o país.

Na manhã de ontem, 16, o Estádio da Águia dos Eucaliptos foi palco de dois projetos que estão dando certo em nossa região. Estiveram em campo, em confraternização esportiva, atletas da Escolinha da AER e da Escolinha Vermelhense da cidade de Vermelho Novo coordenada pelo Conselho de Segurança Pública/Consep daquela cidade. Três jogos movimentaram o estádio aos olhos de um bom público presente, levando em campo atletas de até 13; de até 15 e de até 17 anos.

Clique na foto para ampliar


15 maio 2009

Segurança em trecho da BR-262 em Rio Casca


A Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais estará em Rio Casca, na Zona da Mata, na próxima sexta-feira (22/5/09), às 11 horas, para realizar uma audiência pública a respeito das condições de segurança na BR-262, especificamente no trecho que liga o bairro Santa Efigênia ao centro de Rio Casca. Atendendo a requerimento do deputado Juninho Araújo (PRTB), os parlamentares pretendem pedir providências para garantir a integridade dos motoristas e moradores da região. Nessa faixa de estrada também se localiza o trevo para acesso aos municípios de São Pedro dos Ferros e Raul Soares.

De acordo com informações do gabinete do deputado, o local é um trecho extremamente perigoso, pois muitos pedestres atravessam a rodovia para chegar à igreja ou levar crianças à escola. Porém, não é raro se observar veículos trafegando em alta velocidade, o que tem provocado diversos atropelamentos. Na reunião de sexta-feira os participantes pretendem cobrar do Dnit uma intervenção que proteja a segurança dos moradores, como a construção de uma passarela sobre a rodovia e mesmo a instalação de radares para inibir o excesso de velocidade.

Convidados - Foram convidados para a reunião o prefeito de Rio Casca, José Maria de Souza Cunha; a presidente da Câmara Municipal da cidade, Marleyde de Paula Mucida Miranda; o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado de Minas Gerais, Sebastião Donizete de Souza; e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/MG), José Élcio Santos Monteze.
(FONTE: Assessoria de Comunicação da ALMG)

14 maio 2009

Julgamento - 6 no Banco dos Réus


Clique na foto para ampliar


O Tribunal de Júri da Comarca de Raul Soares, instalado no último dia 12 de maio com a competência de julgar crimes, em única sessão, julgou seis réus incursos nos artigos 121 e 129 respectivamente “Matar alguém, reclusão de 6 a 20 anos” e “Ofender a integridade corporal ou a saúde de outrem, detenção de 3 meses a um ano”.

Os seis réus Agostinha Marta Verde, Maria das Graças Verde Silva, Agostinho dos Santos Verde, Francisco de Jesus Verde, Raimunda de Souza Pinto e Fábio Anderson Verde Silva foram previamente denunciados pelo Ministério Público e se assentaram no banco dos réus do Fórum de Raul Soares, um fato inédito na comarca e em toda a região.

Os cinco primeiros foram denunciados, sob acusação de que na madrugada do dia 19 de novembro de 2001, na Rua Balduino Albano da Costa nº 151, Distrito de São Sebastião do Óculo, mataram José Rodrigues Lopes, por motivo torpe e mediante recurso que dificultou a sua defesa, desferindo-lhe socos e pontapés, atingindo-lhe, ainda, com diversos golpes de faca, tirando-lhe a vida. O último denunciado, Fábio, também ofendeu a integridade corporal e a saúde de Lindomar Lopes Rodrigues (irmão da primeira vítima), causando-lhe lesões, mas conseguiu evadir-se do local.

A Juíza de Direito, Dra. Edna Márcia Lopes Caetano, presidiu a sessão do júri que teve início às 8 horas da manhã se encerrando por volta de 22 horas. Os acusados foram interrogados, as testemunhas da acusação e defesa foram ouvidas, bem como a vítima. A acusação dos réus foi feita pelo representante do Ministério Público, o Promotor de Justiça Dr. Emerson Henrique do Prado Martins e a defesa feita pelos advogados Dr. Ciro José de Oliveira Maia e Dr. Nilo Dias de Moura.

Foram absolvidas as acusadas Agostinha Marta Verde, Maria das Graças Verde Silva e Raimunda de Souza Pinto e absolvido o acusado Francisco de Jesus Verde.
O acusado Fábio Anderson Verde Silva foi condenado a 4 meses de detenção, em regime aberto e com direito de recorrer em liberdade, já que respondeu ao processo em liberdade.
O acusado Agostinho dos Santos Verde foi condenado a 12 anos de reclusão, em regime inicialmente fechado, mas com direito de recorrer em liberdade, já que respondeu ao processo em liberdade; condenado, também, ao pagamento de 1/6 das custas processuais.

12 maio 2009

Asfalto de Vermelho Novo a Vermelho Velho

No último dia 6 de maio, a Imprensa Oficial do Governo do Estado de Minas Gerais tornou público aviso de licitação para construção e pavimentação da estrada que liga os municípios de Vermelho Novo e Raul Soares, com o seguinte teor:

“DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM DO ESTADO DE MINAS GERAIS – DER/MG – Edital nº 049/09 – Aviso de Licitação – O Diretor Geral do Departamento de Estradas de Rodagem – DER/MG torna público que fará realizar, através da Comissão Especial de Licitação, às quatorze horas e trinta minutos (14:30h) do dia 10 de junho de 2.009, em seu edifício-sede, à Av. dos Andradas, 1.120, sala 1.003, nesta Capital, CONCORRÊNCIA para execução dos trabalhos de melhoramento e pavimentação, no trecho Vermelho Novo – Entrdeg. MG/329 (Vermelho Velho), com 12,80 km de extensão, na rodovia Municipal, conforme Edital nº 049/2009 disponível no endereço acima citado. Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone 3235-1272 ou pelo site
www.der.mg.gov.br

O povoado de Vermelho se tornou distrito em 12 de maio de 1890, na freguesia de São Francisco do Vermelho, em Caratinga, passando a pertencer o município de Raul Soares com o nome de Vermelho Novo. E Após incansável luta de seus dinâmicos moradores, obteve emancipação política através da Lei 12.030 de 21 de dezembro de 1995.

Depois de Vermelho Novo se tornar cidade a população se organizou, criou comissão ao fim formada por autoridades e demais seguimentos, e vem se empenhando em busca de obter a pavimentação asfáltica até a MG-329, em Vermelho Velho. O prefeito, Geraldo Jonas, no início de seu mandato em janeiro deste ano, nos confidenciou que em seu plano de governo essa obra se inseria como prioridade e que não mediria esforços para vê-la pronta e entregue á população.

É o povo sentindo o sonho se tornar realidade com o atendimento a essa antiga reivindicação que, sem sombra de dúvidas, vai beneficiar (de sobremaneira) inúmeros usuários e moradores de Vermelho Novo e Raul Soares nas zonas urbana e rural
.

10 maio 2009

Poema para as mães


Não só hoje, mas todos os dias
Penso em ti com meu carinho
Ao ver-me forte cheio de vida
Devo a ti que me guiaste.

Deu-me a vida
Ensinou-me a vivê-la
Dos problemas resolvê-los
Dos medos me deste as mãos

Fazendo calmo meu coração.
Muitas vezes
Não só Mãe foste pra mim
Pai, amigo, irmão, companheira das brincadeiras.

Sempre davas um jeitinho
De poder me acompanhar.
Segurou as minhas mãos
Me mostrando o caminho a seguir

Hoje sei como sofreste
Quando enfim soltou-me as mãos
Para que eu seguisse em frente.

Hoje sei
Que aplaude meus sucessos
Se entristece com meu pranto
Sei também que sempre estás
Braços abertos a me esperar.

Quero hoje minha
Mãe Te dizer de coração
Peço a Deus que te abençoe
Sempre em minha oração

E te abraço hoje e sempre
Com muito Amor e Gratidão.

09 maio 2009

Acir e CDL realizam Café Empresarial

A Associação Comercial Indústria e Lavoura e Câmara de Dirigentes Lojistas de Raul Soares realizaram na manhã do último dia 7 de maio, no salão nobre da Câmara de Vereadores, o V Café Empresarial que contou com o comparecimento de grande parte do empresariado local e regional, colaboradores e estudantes.

Estiveram presentes, também, os senhores Geraldo de Oliveira Campos, diretor da Federaminas e Geraldo Gabriel Mello Filho, presidente da Associação Comercial de Caratinga.
O momento foi oportuno para que o professor e consultor de empresas, Nery Condé, presidente da Acir/CDL ministrasse de forma eficiente e produtiva uma palestra com o tema Gestão de Finanças em Tempos de Crise.


Do tema abordado, o palestrante falou da crise mundial, seus aspectos, consequências financeiras, suas emergências operacionais, do surgimento de oportunidade, dentre outros.

Falou especificamente da gestão financeira nas empresas, como a gestão gerencial, endividamento, administração das disponibilidades e das oportunidades que surgem pós-crise.
Encerrou enfatizando sobre o Mercado Internacional, países emergentes e perspectivas econômicas.


Clique na foto para ampliar




07 maio 2009

Caratinga quer Universidade Federal - Bom para Raul Soares

Foto: Prefeito João Bosco Pessine e o advogado Mauro Bomfim

Zé Alencar encaminhou o caso ao ministro Paulo Haddad

O vice-presidente da República, José Alencar, recebeu na terça-feira (28/04), no Palácio da Alvorada, lideranças políticas de Minas ciceroneadas pelo advogado e suplente de deputado federal Mauro Bomfim. Pela manhã, Bomfim chegou com a comitiva de Caratinga, integrada pelos deputados Leonardo Monteiro e Mauro Lopes, o prefeito do município, João Bosco Pessine e o reitor da Universidade Federal de Viçosa/UFV, professor Luiz Cláudio.

Depois de expor ao vice-presidente o motivo da visita, Pessine entregou documento oficializando o pedido: Querem a extensão do Campus da UFV para Caratinga, com possibilidade de abranger Ponte Nova, Raul Soares e Manhuaçu. Na oportunidade o prefeito lembrou que a região não possui qualquer unidade universitária federal.

Falando em nome do grupo, Mauro Bomfim pediu a Zé Alencar que intercedesse junto ao ministro da Educação, Paulo Haddad. Imediatamente, como atestam os que lá estiveram, Zé Alencar pegou o telefone e falou com o ministro Haddad recomendando que desse atenção especial ao caso.
O grupo de Caratinga deixou o gabinete do vice-presidente contente com a recepção e com a esperança de que a proposta, que beneficiaria toda a região, possa vir ser atendida.

Novo teto de gastos das câmaras municipais pode levar a economia de R$ 1.8 bi

A mudança dos percentuais de gastos das câmaras municipais, aprovada nesta quarta-feira, 6, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, pode gerar uma economia de R$ 1,8 bilhão e permitirá o funcionamento dos legislativos municipais. A afirmação é do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), autor do voto em separado aprovado na CCJ.

Segundo Valadares, sua proposta permitirá um equilíbrio das contas dos legislativos municipais. “Hoje, o teto para um município como São Paulo é de 5%. Estamos reduzindo até cerca de 60% do limite de gastos. O que vai dar uma economia para o país de, no mínimo, R$ 1,8 bilhão”, afirmou. De acordo com a proposta aprovada hoje, o limite de gastos da cidade de São Paulo passará de 5% para 2% das receitas do município.

“Aqueles que estão gastando acima de 3% é que poderão sofrer algum impacto. Se eles apertarem os cintos, com alguns funcionários, com verbas de custeio, vão funcionar normalmente. A nossa proposta é equilibrada e atende a todos os interesses”, defendeu o senador.

Para o presidente da Associação Brasileira de Câmara Municipais (Abracam), Rogério Rodrigues da Silva, a mudança do limite de gastos dos legislativos municipais poderá incentivar a Câmara dos Deputados a aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 20, conhecida como PEC dos Vereadores, que aumenta o número de parlamentares municipais.

“A Câmara não promulgou ainda a PEC 20 exatamente porque entendeu que os dois assuntos estavam atrelados. Votando no Senado, abre-se uma possibilidade [de aprovação na Câmara]”, argumentou Silva. “Como a PEC já tramitou nas duas casas, só é preciso agora que a Câmara promulgue a PEC”, completou. O substitutivo do senador Antonio Carlos Valadares vai, agora, a votação no plenário do Senado.

CCJ aprova aumento de 7 mil vereadores

BRASÍLIA - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou ontem, 6, a segunda parte da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 47) que aumenta o número de vereadores em 7.343 em todo o país. A proposta aprovada altera os percentuais de cálculo dos repasses de recursos às câmaras municipais, o que pode gerar economia. Vereadores que estão na expectativa de serem empossados com a promulgação da PEC comemoram entusiasmadamente a aprovação na CCJ.
A matéria ainda será votada em plenário.

No ano passado, o Senado tirou do texto da Câmara a parte da PEC que reduzia gastos com os vereadores e aprovou apenas o aumento no número de vereadores.

Na CCJ, o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-PB) apresentou voto em separado que estabelecendo novo teto e um novo piso para os repasses às Câmaras de Vereadores.

Atualmente, o teto é de 8% da receita do município e o piso de 5%, que varia de acordo com o número de habitantes. Pela nova proposta, o teto é reduzido para 7% da receita do município com até 100 mil habitantes e, o piso, de 2% para municípios acima de 8 milhões de habitantes.

A redução é menor que a proposta anterior aprovada na Câmara: teto de 4,5% aos municípios com receita anual de R$ 30 milhões até R$ 70 milhões; e piso de 2% aos que têm receita acima de R$ 200 milhões.

Valadares disse que, se forem tomados os dez maiores municípios do país que somam R$ 31 bilhões de receita, o limite máximo para as despesas das câmaras municipais cairia de R$ 1,5 bilhão para R$ 838 milhões anuais.

(FONTE: Jornal Hoje em Dia)

06 maio 2009

Mais de 300 políticos eleitos em 2008 já tiveram os mandatos cassados

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) revelou que, do final de 2008 a março deste ano, 357 prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos no ano passado foram cassados por compra de votos ou uso eleitoral da máquina administrativa.

O levantamento teve como base dados da Corregedoria Geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Foi analisada a situação de 84,74% das zonas eleitorais do país.

Entre 119 vereadores cassados por compra de de votos no período considerado, a maioria (50 casos) tinha atuação na região Nordeste.Também já perderam mandato 238 prefeitos e vices eleitos em 2008.

O número de mandatos interrompidos pode crescer bastante nos próximos meses. A corregedoria do TSE contabiliza outros quatro mil processos relacionados à corrupção eleitoral ainda pendentes de conclusão, 3.124 deles referentes à compra de votos no último pleito.

O aumento de cassações reflete a aplicação da Lei 9.840, de 1999, originada de iniciativa popular. O MCCE é formado por 40 entidades da sociedade civil, movimentos sociais e igrejas.

05 maio 2009

Mega realiza Café Inaugural

A empresa MEGA - Treinamento & Desenvolvimento realizou na manhã de hoje, 5 de maio, às 9h, em sua sede, o Café Inaugural que contou com presença e participação de empresários, patrocinadores, colaboradores de diversas empresas e alunos da Unipac local.

Na oportunidade o Administrador Carlos Bitencourt e a Administradora Lúcia Tostes, apresentaram as propostas e o diferencial da MEGA através da exposição de informações claras e objetivas na constante busca da melhoria das empresas de Raul Soares e da região.

A MEGA - T & D agradeceu a presença de todos no evento e se coloca a disposição para a realização de seus trabalhos de Consultoria Empresarial, Cursos, Palestras e Treinamentos.

MEGA - Treinamento & Desenvolvimento
Rua Governador Valadares, nº 99 – Conj. 101 - Sala 2 - Centro - Raul Soares/MG

consultoriamega@yahoo.com.br
http://consultoriamega.blogspot.com/


Clique na foto para ampliar