07 janeiro 2011

Alerta a restrição de carboidrato

A importância dos carboidratos na dieta

Em relação às dietas, alguns mitos são seguidos, tais como cortar os carboidratos


Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, demonstra que dietas pobres em carboidratos e ricas em proteínas pode promover danos às artérias, causando maior risco de doenças cardiovasculares, como infartos e derrames. Os pesquisadores acreditam que isto pode ocorrer, pois pode afetar o modo como as células da medula óssea retiram os depósitos de gorduras das células.

Para a análise os pesquisadores utilizaram três dietas diferentes em ratos, sendo elas: dieta padrão, dieta ocidental rica em gordura e alimentação pobre em carboidratos e rica em proteínas. Esta última dieta, a base de queijos, carne e peixes, ajudaram no controle de peso e não acelerou o colesterol dos animais, porém, promoveu maior formação de placas de gordura na parede arterial e por danos que podem causar ataques cardíacos e infartos.

Os carboidratos são imprescindíveis na alimentação humana, devendo ser consumido o maior número de porções de alimentos fonte desse macronutriente. Para um indivíduo sedentário é recomendado seguir uma alimentação que forneça pelo menos 50 -55% do seu total calórico em carboidrato.

No exercício físico, ele se torna fundamental, pois é o primeiro e o principal nutriente que fornece energia para os praticantes de atividade física, além de ser importante no pós-exercício.

Alimentos Fonte: Arroz, batata, massas em geral, mandioca, pães, bolachas, aveia, granola, cereais matinais, barras de cereais, frutas, legumes são excelentes fontes de carboidrato.

Vale lembrar que é o importante que se dê preferência a arroz, pães e bolachas na versão integral, fornecendo assim um aporte maior de fibras a nossa alimentação.

Atenção: Dieta restritiva nunca é a melhor opção. Não que você não irá obter os resultados esperados, o problema, são as consequências e a adesão de destes novos hábitos. O ideal é que, independente do seu objetivo, perda ou ganho de peso, procure um nutricionista, pois, este te orientará sobre qual a alimentação adequada para o seu objetivo e a sua condição fisiológica.

(FONTE: Uai)

Nenhum comentário: