Em relação às dietas, alguns mitos são seguidos, tais como cortar os carboidratos

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, demonstra que dietas pobres em carboidratos e ricas em proteínas pode promover danos às artérias, causando maior risco de doenças cardiovasculares, como infartos e derrames. Os pesquisadores acreditam que isto pode ocorrer, pois pode afetar o modo como as células da medula óssea retiram os depósitos de gorduras das células.
Para a análise os pesquisadores utilizaram três dietas diferentes em ratos, sendo elas: dieta padrão, dieta ocidental rica em gordura e alimentação pobre em carboidratos e rica em proteínas. Esta última dieta, a base de queijos, carne e peixes, ajudaram no controle de peso e não acelerou o colesterol dos animais, porém, promoveu maior formação de placas de gordura na parede arterial e por danos que podem causar ataques cardíacos e infartos.
Os carboidratos são imprescindíveis na alimentação humana, devendo ser consumido o maior número de porções de alimentos fonte desse macronutriente. Para um indivíduo sedentário é recomendado seguir uma alimentação que forneça pelo menos 50 -55% do seu total calórico em carboidrato.
No exercício físico, ele se torna fundamental, pois é o primeiro e o principal nutriente que fornece energia para os praticantes de atividade física, além de ser importante no pós-exercício.
Alimentos Fonte: Arroz, batata, massas em geral, mandioca, pães, bolachas, aveia, granola, cereais matinais, barras de cereais, frutas, legumes são excelentes fontes de carboidrato.
Vale lembrar que é o importante que se dê preferência a arroz, pães e bolachas na versão integral, fornecendo assim um aporte maior de fibras a nossa alimentação.
Atenção: Dieta restritiva nunca é a melhor opção. Não que você não irá obter os resultados esperados, o problema, são as consequências e a adesão de destes novos hábitos. O ideal é que, independente do seu objetivo, perda ou ganho de peso, procure um nutricionista, pois, este te orientará sobre qual a alimentação adequada para o seu objetivo e a sua condição fisiológica.
(FONTE: Uai)
Nenhum comentário:
Postar um comentário