31 janeiro 2011

Editorial 399

Editorial do Jornal Regional em circulação no último dia 31 de janeiro

Carnaval será mesmo no Centro

Na edição anterior – 398 – reportamos sobre a possibilidade de se fazer o Carnaval de Raul Soares no Parque de Exposições, em vez de se utilizar o Centro da cidade como vem acontecendo há anos. Simplesmente foi uma ideia por entendermos que lá no parque a festa de Momo será melhor em função de que os carnavalescos e público poderão contar com uma estrutura mais apropriada, com espaço para abrigar mais pessoas, conforto de banheiros, palco, bares, segurança, estacionamento de veículos e próximo de pronto atendimento médico .
Essa notícia se espalhou rapidamente e o responsável pela realização, vice-prefeito Altivo de Melo, nos procurou para dizer que é impossível concretizar nossa ideia e, ainda, nos pediu para divulgar que o Carnaval continuará sendo no Centro da cidade.

Nós achamos que, mais uma vez, a população estará participando da festa, mesmo aqueles que não brincam carnaval por questões de ordem e outros que não gostam. E não tem como não estar participando pois o centro da cidade é utilizado por todos para ir ao serviço, ao mercado, igreja e etc. e lá a música do palco é muito alta e toca o dia inteiro, sons automotivos e ronco de descarga nem se fala, haja poluição! “Tocam aqui e querem ser ouvidos na cidade vizinha”.

No centro da cidade passa a rodovia MG 329 com fluxo de mil veículos diariamente vindos de Caratinga e Rio Casca. Nesse mesmo centro, durante o carnaval, há concentração de odores diversos (urina, fezes, etc...) prejudiciais à saúde humana. Ainda, propicia delitos diversos como já ocorridos nos carnavais anteriores, pois é também concentração de delinquentes que aproveitam para invadir e surripiar residências e casas de comércio na cidade.

Acredita-se que o Carnaval de Raul Soares no parque pode inibir e minimizar ações criminosas, a Polícia terá condições de oferecer serviço de melhor qualidade à população.

Mas, a prefeitura insiste em continuar no Centro cujo espaço físico vai ficando menor com instalações de barracas comerciais, banheiros químicos, palco, tendas, etc.

Com isso o Carnaval de Raul Soares vai só piorando, a cada ano sofre uma baixa; no ano passado a cidade recebeu menos visitantes, a música foi muito criticada e a cidade não apresentou alegorias e fantasias condizentes.
Neste ano não haverá desfile de escolas de samba...

É preciso inovar, melhorar a qualidade da festa, atrair o folião daqui e de outras cidades para resgatar o melhor carnaval da região. Porque do jeito que está indo, em pouco tempo, o Carnaval pode ir para a lista do Já Teve em Raul Soares.

Nenhum comentário: