16 janeiro 2011

Vagas ao ensino superior...

Começam hoje inscrições para o Sisu

Começam neste domingo as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza mais de 83 mil vagas em instituições públicas de ensino superior do Brasil, sendo quase sete mil em Minas, a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Entre as cinco áreas do conhecimento ofertadas, a tecnológica/exatas tem o maior número de vagas: 34.702 ( 42% do total), principalmente nas engenharias (12.258). A área de humanidades/artes/pedagógicas vem em seguida, com 14.854, e, na terceira posição, aparece a área de saúde/biológicas, com 14.506, sendo 1.304 para medicina. Completam a lista as áreas de ciências sociais/aplicadas, com 13.240 oportunidades, e agrárias/rurais, com 5.823.

O cadastro deve ser feito pelo site www.mec.gov.br até terça-feira e os candidatos podem escolher dois cursos de graduação, selecionando um deles como primeira opção. Até o fim das inscrições, essas escolhas podem ser alteradas, já que o estudante pode consultar, ao final de cada dia, a nota de corte do curso em que pretende se inscrever e saber quais são suas chances de aprovação.
Serão realizadas três chamadas, a partir de sábado, cada uma com prazo definido para as matrículas. O estudante aprovado na primeira opção é retirado do sistema e, caso não faça a matrícula, perde a vaga. Por sua vez, quem for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos permanece no sistema e pode ser convocado nas chamadas seguintes.

Com bom desempenho no Enem, a estudante Marcela Tomaz Silva, de 18 anos, está pronta para dar hoje seu primeiro lance no Sisu. A aluna vai entrar na disputa por uma vaga no curso de direito na Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), por precaução. Convocada para a segunda etapa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marcela não quer correr o risco de ficar de fora do ensino superior. "Se não passar na UFMG, ainda tenho a opção de fazer a Ufop", afirma a estudante, que, apesar da nota alta no Enem, põe em xeque a prova. "Ninguém entende essa nota", critica, se referindo à Teoria de Resposta ao Item (TRI), método estatístico usado pelo MEC na pontuação da prova.

Aprovados
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulga, amanhã, a lista dos estudantes que terão as provas da segunda etapa do vestibular corrigidas. A instituição – que oferece 3.401 vagas para este ano, sendo 176 delas pelo Sisu – substituiu a primeira etapa pelo Enem, mas convocou todos os candidatos para a segunda etapa, realizada em dezembro.

Com a divulgação dos resultados do exame nacional, a UFJF vai relacionar quem tirou nota suficiente no Enem para a classificação, considerando a proporção de três candidatos para cada vaga. Os pontos da segunda etapa do vestibular e das provas do Módulo III serão divulgados em 21 de fevereiro, às 11h. O resultado com os aprovados para 2011 está previsto para 25 de fevereiro, no mesmo horário.
(FONTE: Portal Uai)

Nenhum comentário: