03 janeiro 2011

Sol na proteção de bebês

Sol na gravidez pode proteger
bebê contra infecções respiratórias

Tomar sol durante a gravidez pode ajudar a prevenir infecções respiratórias no bebê mais tarde. Isso é o que sugere um novo estudo da Universidade de Harvard, nos EUA, que indica que gestantes com menores níveis de vitamina D - produzidaspelo organismo com a exposição ao sol - são mais propensas a ter filhos que apresentam sibilância - também conhecido como chiado no peito.

Avaliando 900 crianças, os pesquisadores descobriram que aquelas que apresentavam baixos níveis de vitamina D no cordão umbilical - menos de 25 nmol/L - tinham duas vezes mais chances de desenvolver infecções respiratórias entre três meses e cinco anos de idade, comparadas àquelas com maior concentração do nutriente no sangue. Publicados na edição de janeiro de 2011 da revista Pediatrics, os resultados indicaram, ainda, que grande parte das crianças tinham baixos níveis da vitamina, principalmente as nascidas no inverno e de famílias com histórico de asma e tabagismo.

“Nossos dados sugerem que a associação entre vitamina D e sibilância - que pode ser um sintoma de muitas doenças respiratórias, e não apenas de asma - é largamente devido a infecções respiratórias”, destacou o pesquisador Carlos Camargo. “Considerando que as infecções respiratórias são a causa mais comum de exacerbações de asma, suplementos de vitamina D podem ajudar a prevenir esses eventos, particularmente durante o outono e o inverno, quando os níveis de vitamina D declinam e as exacerbações são comuns”, explicou o especialista, destacando a necessidade de mais estudos.

(FONTE: Uol)

Nenhum comentário: