30 setembro 2012


Faleceu o raul-soarense Luiz Manquinha

Faleceu na madrugada de hoje (30set), o raul-soarense Luiz Gonçalves Duarte, 54 anos. 

29 setembro 2012


Matipó é a cidade mais
violenta no período eleitoral

Um estudo realizado pelo 11º Batalhão da Polícia Militar apontou dados do número de ocorrências policiais registradas nos municípios da região entre os meses de julho e setembro. Matipó foi a recordista em violência seguida Lajinha e Abre Campo. Esses registros dizem respeito apenas ocorrências ligadas às eleições municipais. 

Os enfrentamentos entre correligionários das candidaturas nos municípios acontece quase que diariamente. Os ânimos estão alterados e as paixões afloradas. A Polícia Militar aumentou o contingente em praticamente todos os municípios da região. 

No último domingo, em Santa Margarida, um confronto entre partidários chegou a fechar uma rua no centro da cidade onde foi ateado fogo em pneus protagonizando uma das cenas mais chocantes deste pleito e necessitou a intervenção da polícia militar. 

Em Caputira, no início da semana uma confusão em plena praça central envolveu o atual prefeito e candidato à reeleição numa briga generalizada. 

Em Abre Campo, as ocorrências são de pequenas brigas como a grande maioria registrada em Matipó. 

Em alguns municípios a Justiça Eleitoral proibiu uma série de manifestações e regulamentou em datas as permissões de carreatas, comícios e passeatas. Em Matipó, mesmo com a determinação da Justiça, o cumprimento não tem sido fiel. Cabe as medidas ao juiz eleitoral da Comarca. 

Eleição é um ato democrático onde o povo faz valer seu maior direito conquistado: o de poder escolher aqueles que irão gerir seus interesses de forma coletiva e representá-lo na fiscalização da utilização dos recursos aplicados na gestão. Transformar a democracia em guerra nada mais é que subordinar os cidadãos a um papel de ganância e mesquinhez rebaixando à categoria de animal, aliás, como se pode perceber que em nossa região ainda se pratica, e muito, o voto de cabresto como na época dos coronéis. É hora da população se conscientizar e avaliar quais são as melhores propostas para cuidar durantes os quatro anos do interesse de cada cidade e de seus moradores.

O próximo final de semana promete ser quente com a aproximação da eleição. Comícios, caminhadas, passeatas e reuniões políticas estão agendadas em toda região. A Polícia Militar está atenta para eventuais chamados e garantia da ordem pública.
(Blog Willian Chaves)

28 setembro 2012


Prefeito de Caputira sofre
tentativa de assassinato

O Prefeito de Caputira e candidato à reeleição nestas eleições de 2012, Sebastião Pereira Mageste (Tiãozinho), de 40 anos, foi abordado por dois homens em uma motocicleta na noite desta quarta-feira, dia 26, que dispararam dois tiros na direção de seu veículo. 
A tentativa de homicídio aconteceu às 22h15, quando o prefeito estava chegando próximo ao portão de sua chácara, no Córrego da Condescendência, Zona Rural do município, distante 3 km da cidade, na estrada que liga Caputira a Matipó.
 
De acordo com as informações prestadas por Tiãozinho à polícia, ele chegava à sua residência, acompanhado de seu motorista, Sandro Albino da Silva e sua esposa, Elizete Maria Pinto, quando os dois homens se aproximaram em uma motocicleta. O indivíduo que estava na garupa então efetuou três tiros em direção ao seu veículo, o Fiat Uno placa HMK-0653 de Manhuaçu/MG. 

Dois projéteis, que eram aparentemente de calibre 32 mm, atravessaram o vidro traseiro do automóvel, sendo que um deles ficou alojado no encosto da poltrona traseira. Neste momento Tiãozinho percebeu que o homem que estava armado desceu da motocicleta e veio em sua direção. 
O candidato então abriu a porta atingindo o homem e em seguida entrou em luta corporal com o desconhecido. Durante a luta ainda foram efetuados mais disparos que por sorte não atingiram o prefeito. Com a arma descarregada, os dois homens decidiram evadir–se do local.
 

Na luta o Prefeito sofreu diversas escoriações pelo corpo e teve a sua camisa rasgada. Após a fuga dos dois homens, Tiãozinho então ligou para o candidato a Vereador de sua coligação, Geraldo da Tana, que havia se encontrado com ele minutos antes na saída de Caputira. 
O candidato a Vereador estava acompanhado do irmão do Prefeito, Milton e de outro companheiro nesta eleição, Téo Orozimbo. 
Tiãozinho foi socorrido juntamente com a sua esposa, que estava em estado de choque, sendo encaminhados para a Unidade de Saúde em Caputira. Sentindo fortes dores nas costas e na perna direita, com a pressão descontrolada e vomitando muito, os atendentes de saúde de plantão decidiram encaminha-lo para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Manhuaçu e de lá ele foi internado no Hospital César Leite (HCL), onde permaneceria em observação.
 

A Polícia Militar e a polícia Civil foram acionadas e após a realização da perícia no local, foi encontrado um projétil dentro do pneu do Fiat Uno, além do projétil alojado na poltrona. O caso está sendo apurado, mas até o momento não há pista dos dois indivíduos..
 
(Fonte: Portal Realeza/27-09-2012)

Homem preso por caça e
porte ilegal de arma de fogo

Um homem de 33 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo e caça ilegal de animais na tarde desta quinta-feira (27) em Jaboticatubas, Região Metropolitana de Belo Horizonte. A Polícia Militar de Meio Ambiente chegou até ele depois de denúncias anônimas.

Na casa do suspeito, os militares encontraram duas espingardas, uma polveira e outra calibre 28, 28 cartuchos de calibre 28 deflagrados e outros 40 intactos. Além das armas, o homem também guardava uma isca e uma rede de pesca, três armadinhas, dois pássaros e um pé de veado.

A ocorrência foi encaminhada para a delegacia da cidade.
(Hoje em Dia)

27 setembro 2012

Um ano de PSD
O Partido Social Democrático/PSD de Raul Soares compartilha com os pessedistas brasileiros, seus adéptos e simpatizantes o transcurso de um ano de existência da agremiação que nasceu com objetivo de trabalhar para construção de um projeto inovador de desenvolvimento em favor dos brasileiros.

O presidente da agremiação em Raul Soares é o vereador Célio Nesce.

Santa Luzia

Família come falsa couve
e uma pessoa morre


A vítima começou a sentir os sintomas às 15h e às 16h morreu em casa
26 de setembro de 2012  - Uma família inteira foi intoxicada depois de comer uma planta venenosa em Santa Luzia. Eles acharam que se tratava de couve. Cinco pessoas passaram mal e uma delas morreu.

A intoxicação aconteceu no último  fim de semana. A família se reuniu para um almoço e o prato principal era a folha da planta que eles acreditavam ser uma espécie diferente de couve.  "Eu comecei a sentir dor na perna, nos braços e corpo pesado", narra Maria da Conceição Torres.

Na horta da família, a planta é cultivada há oito meses. Foi o irmão de Conceição, José Carlos Torres, de 47 anos, que levou a muda para casa. Ele começou a passar mal às 15h e já às 16h morreu em casa.


Agrônomo explica diferenças entre a couve e a planta venenosa
Sobrinha de José Carlos, Juliana Torres pesquisou sobre a planta na internet e descobriu que ela é conhecida como charuto do rei e é tóxica.

Ao analisar a planta, um engenheiro agrônomo mostrou que ela é muito diferente da couve. "Na couve a nervura é bem saliente e na outra, é mais lisa. Ela produz uma substância  chamada de alcalóide que afeta os órgãos internos da pessoa", explica Noé de Oliveira.

(TV Alterosa)