21 setembro 2012

Informativo da Polícia Ambiental

Dia da Árvore

O primeiro Dia da Árvore foi celebrado no dia 10 de abril de 1872, em Nebraska, EUA. Seu mentor foi o jornalista Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação de árvores nesse Estado Americano. Em homenagem ao seu impulsionador, J Morton, o dia da Árvore é comemorado nos EUA aos dias 22 de Abril.

No Brasil, o Dia da Árvore é comemorado com a proximidade de início da primavera nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Já no Norte e Nordeste a data é comemorada no período de chuvas de março. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a comemoração foi instituída no dia 7 de junho de 1902, quando um grupo de ambientalistas organizou a Festa da Árvore em protesto à derrubada das florestas para o plantio de cafezais, em Araras, no interior de São Paulo.

Cabe ressaltar que uma árvore, por si só, pode nos trazer muitos benefícios. Desde a sombra aconchegante até a folha de papel. As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio deve ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados;

Sob o aspecto econômico vários produtos podem ser extraídos das árvores, como a madeira para construções e o mobiliário, celulose para o papel, carvão para as caldeiras, substâncias medicinais, óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores e muito mais. Sob o aspecto ecológico delas recebemos incontáveis benefícios: a proteção do solo, rios, nascentes, umidade e qualidade do ar, a preservação da vida silvestre, a manutenção da qualidade de vida e muito mais.

As atividades do Dia da Árvore em Raul Soares serão desencadeadas por meio de blitz ecológica, palestras, plantio simbólico de mudas, entrevistas, exposições sobre atividades do policiamento ambiental;

Nenhum comentário: