03 setembro 2012


Após intoxicação em Minas, Anvisa suspende cosmético com suspeita de formol

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu em todo país a venda e o uso do cosmético Alinhamento Amarula, da empresa John Hair, por suspeita de conter formol em sua composição. A suspensão ocorre após denúncia de intoxicação grave pela aplicação do produto nos cabelos de uma pessoa em Minas Gerais. A denúncia foi encaminhada pela Vigilância em Medicamentos e Congêneres da Secretaria de Saúde de Minas Gerais.

Por meio de nota, a Anvisa informou que a decisão de suspender o produto foi tomada porque o cosmético, além de ser suspeito de conter formol,  não tem registro. Também foram suspensos todos os produtos da empresa fabricante do cosmético, John Hair, que não tem autorização para funcionar. A suspensão tem validade imediata. A medida foi publicada hoje no Diário Oficial da União. A orientação da Anvisa é que as pessoas que já tiverem comprado algum produto da empresa interrompam o uso.

Desde 18 de junho de 2009, a venda de formol em alisantes de cabelos é proibida pela Anvisa. A exposição ao formol pode levar ao desenvolvimento de câncer na boca, nas narinas, na garganta, no pulmão, no sangue e na cabeça.
(Portal Uai)

Nenhum comentário: