27 setembro 2012


Santa Luzia

Família come falsa couve
e uma pessoa morre


A vítima começou a sentir os sintomas às 15h e às 16h morreu em casa
26 de setembro de 2012  - Uma família inteira foi intoxicada depois de comer uma planta venenosa em Santa Luzia. Eles acharam que se tratava de couve. Cinco pessoas passaram mal e uma delas morreu.

A intoxicação aconteceu no último  fim de semana. A família se reuniu para um almoço e o prato principal era a folha da planta que eles acreditavam ser uma espécie diferente de couve.  "Eu comecei a sentir dor na perna, nos braços e corpo pesado", narra Maria da Conceição Torres.

Na horta da família, a planta é cultivada há oito meses. Foi o irmão de Conceição, José Carlos Torres, de 47 anos, que levou a muda para casa. Ele começou a passar mal às 15h e já às 16h morreu em casa.


Agrônomo explica diferenças entre a couve e a planta venenosa
Sobrinha de José Carlos, Juliana Torres pesquisou sobre a planta na internet e descobriu que ela é conhecida como charuto do rei e é tóxica.

Ao analisar a planta, um engenheiro agrônomo mostrou que ela é muito diferente da couve. "Na couve a nervura é bem saliente e na outra, é mais lisa. Ela produz uma substância  chamada de alcalóide que afeta os órgãos internos da pessoa", explica Noé de Oliveira.

(TV Alterosa)

Nenhum comentário: