12 setembro 2012


Cemig tem projeto para ajudar
consumidor a reduzir gastos

4 de setembro de 2012  - Você sabia que a Cemig tem um programa para reduzir a conta de luz de famílias de baixa renda? A aposentada Zélia Chaves mora no aglomerado da Serra com 14 pessoas. Com tanta gente em casa, a conta de luz vivia nas alturas. O segredo para a redução da cobrança está no banheiro, ou melhor, no chuveiro. Ela mostra com orgulho o aparelho novo, bem econômico, que foi substituído pela Cemig.

Dona Zélia foi incluída no Programa Conviver, um projeto de eficiência energética e responsabilidade social, que busca reduzir o desperdício e adequar o consumo à capacidade de pagamento das famílias de baixa renda.Com o programa, ela também aprendeu dicas preciosas para economizar.

A vizinha, também aposentada, Virgolina Maria de Jesus, também viu o valor da conta despencar depois que a geladeira foi substituída e as lâmpadas incandescentes trocadas pelas fluorescentes. Ela lembra bem quanto pagava de luz antes da mudança dos equipamentos. “Era R$ 84 e agora ta R$ 20”, conta.

A Cemig escolhe regiões com baixo índice de desenvolvimento humano para participar do projeto e convida os moradores a aderir. Para receber a geladeira e o chuveiro é preciso entregar os equipamentos usados. Para as lâmpadas, a troca do velho pelo novo também é feita. Os produtos antigos são encaminhados para reciclagem. Até agora, 98 comunidades carentes na região metropolitana de Belo Horizonte, já foram beneficiadas, além de outras cidades como Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Teófilo Otoni e Uberlândia.
 
O programa também negocia o débito e doa o padrão de energia para quem quer se regularizar. Para o coordenador do projeto, Ronaldo Lucas Queiroz, este é um grande benefício para quem preza pela própria segurança.
(TV Alterosa)

Nenhum comentário: