13 maio 2013

Empenho de Mauro Bomfim
resulta na cassação de vereador
TEÓFILO OTONI - Mais uma importante vitória do advogado Mauro Bomfim (foto) perante o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.
Como delegado regional do PPS junto ao Tribunal Eleitoral, Bomfim ocupou a tribuna na sessão do dia 25 de abril último para postular a cassação do diploma do vereador eleito de Teófilo Otoni, Samir Sagih El Auor, ex-prefeito municipal condenado por improbidade administrativa.

Em decisão unânime, o Tribunal Regional Eleitoral acatou o recurso contra a diplomação ajuizado pelo PPS e pelo primeiro suplente de vereador José Roberto Cajaíba de Oliveira, o conhecido palestrante Cajaíba, para cassar o diploma do vereador Samir, condenado em setembro de 2012, após o registro de sua candidatura e antes da eleição, por ato de improbidade administrativa em decisão colegiada da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça.

Em contundente sustentação oral, Bomfim demonstrou que o vereador eleito, ex-prefeito municipal se enquadra na Lei Ficha Limpa (Lei Complementar n. 135/2010) por ter auferido vantagem ilícita e lesado o erário público municipal de Teófilo Otoni ao utilizar de recursos públicos pagos a empresa para custear suas despesas pessoais, como viagens aéreas e hospedagem. Em decisão inédita que alterou a jurisprudência dos últimos 30 anos da Corte Eleitoral Minas, o voto do relator do processo, Maurício Pinto Ferreira prevaleceu para dar execução imediata ao julgado, com a determinação da posse do primeiro suplente Cajaíba, do PPS.

O Juiz Eleitoral de Teófilo Otoni, em cumprimento à decisão do Tribunal, determinou a anulação dos votos do vereador eleito Samir e solicitou a retotalização dos votos do quociente eleitoral para vereador, sendo mantida a cadeira para o PPS, assumindo o primeiro suplente
Cajaíba.
(Diário das Gerais)

Nenhum comentário: