23 maio 2013

Raul Soares foi aprovada
no Programa Geração Saúde



O que é?
O Geração Saúde consiste na promoção da prática de atividades físicas, esporte e lazer, orientadas por profissionais de Educação Física em Academias de Ginástica e atividades afins, contratadas pelo Governo de Minas para desenvolver o Projeto Estratégico Geração Saúde, em municípios atendidos pelas Equipes de Saúde da Família (ESF), e que disponham de nutricionista e psicólogo para complementar o atendimento.

O Projeto Estratégico Geração Saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude - SEEJ em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde - SES, é uma atividade do Programa Estruturador 008 – Avança Minas Olímpica, representado pela Ação 1186 (“Geração Saúde – Promoção do Hábito da Prática Esportiva, Atividades Físicas Orientadas e de Lazer” - SEEJ), e Ação 1297 (“Geração Saúde” - SES).
Oportuniza também a convivência solidária entre as comunidades beneficiadas, potencializa e diversifica as ações da Equipe de Saúde da Família (ESF) do município, e busca estimular mudança de hábitos, promovendo a melhoria da qualidade de vida por meio de um estilo de vida mais saudável.

- Objetivos:
Geral:
Promover a prática de atividade física orientada a jovens na faixa etária de 15 a 19 anos, assim como acompanhamento médico, nutricional e psicológico, contribuindo para a melhoria da saúde, reduzindo o sedentarismo e o sobrepeso.

Específicos:
• Reduzir o índice de sobrepeso em jovens de 15 a 19 anos;
• Oportunizar a prática de atividade física e lazer, com orientação de profissionais de Educação Física em Academias contratadas;
• Evitar o uso de álcool, drogas e tabaco pela população envolvida pelo Projeto; 
• Promover a cultura da prática de atividade física e combater o sedentarismo;
• Promover hábitos alimentares saudáveis entre os jovens atendidos. 
- Público alvo: 
Jovens na faixa etária de 15 a 19 anos, com sobrepeso, preferencialmente cadastrados no SISVAN, acompanhados pela Equipe de Saúde da Família de municípios que possuam academias em situação regular de funcionamento e disponibilizem um profissional de nutrição e um profissional de psicologia, para o acompanhamento dos beneficiários nessas áreas.

- Em que consiste:
Oferecer atividades físicas e de lazer aos beneficiários do Projeto Estratégico Geração Saúde, no mínimo 3 (três) vezes por semana, através de programas orientados em várias modalidades, com acompanhamento nutricional e psicológico, de acordo com a necessidade recomendada pelo médico e/ou Equipe de Saúde da Família (ESF) do município em que a academia credenciada está localizada.

- Critérios para inscrição: 
Municípios: 
Possua Academia(s) de ginástica e atividades afins localizadas nos seus limites territoriais credenciadas(s) pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude;
Possua Equipe(s) de Saúde da Família – ESF com cobertura igual ou superior a 70%, e disponibilize dois profissionais para o acompanhamento nutricional psicológico dos beneficiários.

Academias:
Poderão participar do Credenciamento as Academias de Ginástica e atividades afins, localizadas no Estado de Minas Gerais, que apresentarem todos os documentos requeridos, devidamente atualizados e autenticados, conforme especificação no Edital de credenciamento disponível no site: www.esportes.mg.gov.br.
Interesse em aderir à Metodologia do Projeto Estratégico Geração Saúde
Registro no Conselho Regional de Educação Física – CREF-6
Ter no mínimo um Profissional, responsável técnico pela academia, formado em Educação Física (bacharel);
Capacidade na estrutura física para atender aos beneficiários do Projeto Estratégico Geração Saúde;
Horário disponível para a demanda de turmas específicas do Projeto Estratégico Geração Saúde, caso seja necessário.
É vedada a participação de Academias que tenham sofrido restrições de qualquer natureza resultantes de processos de contratação firmados anteriormente com a SES-SEEJ/MG ou com outros órgãos da Administração Pública Estadual.

- Considerações:
As academias já credenciadas, através do edital Nº 004/2011 poderão ser contratadas para a execução do projeto no ano de 2013. Para a contratação, deverão enviar os documentos descritos no item 6.2 do Edital de Credenciamento de Academias 2012 atualizados. Caso haja desistência, deverão enviar ofício à Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude desvinculando-se do credenciamento. O ofício deverá ser postado via CORREIO, por meio de SEDEX ou Carta com Aviso de Recebimento, para o seguinte endereço: 

Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude
PROJETO GERAÇÃO SAÚDE
Rodovia Prefeito Américo Gianetti s/nº 13º andar, Edifício Gerais
Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP 31.630-901.

- Números de beneficiados: 
Conforme edital de adesão de municípios o número de usuários previsto será de 100 beneficiários para municípios de porte 1 (até 29.999 habitantes), 200 beneficiários para municípios de porte 2 (de 30.000 a 99.999 habitantes) e 300 beneficiários para municípios de porte 3 (acima de 100.000 habitantes).

- Investimento: 
A previsão para 2013 é de R$ 10.160. 000,00 (dez milhões cento e sessenta mil reais).

- Data de criação: 
Dezembro/2011.

- Previsões para o ano subseqüente: 
Em 2013, capacidade de atendimento de até 140 núcleos (14.000 jovens beneficiados).

- Taxas: 
Gratuito.

Nenhum comentário: