19 setembro 2013

Comemoração dos 90
anos de Raul Soares

O ex-presidente de Minas Gerais, Dr. Raul Soares de Moura, pela Lei nº 843 de 7 de setembro de 1923, emancipou o distrito de São Sebastião de Entre Rios (que pertencia a Rio Casca) criando, assim, o município de Matipoó.

Já a consolidação (de município) haveria, primeiramente, de se constituir o conjunto de indivíduos para compor os poderes executivo e legislativo, constituir a Prefeitura e a Câmara de Vereadores formando, com o povo, a municipalidade desejada e criada.

Então, o novo município de Matipoó foi instalado solenemente em 20 de janeiro de 1924, Dia do Padroeiro São Sebastião, com a posse dos primeiros vereadores eleitos em outubro de 1923, com mandato de 20 de janeiro de 1924 a 16 de maio de 1927 e que formaram a primeira câmara municipal: Joaquim Milagres Sobrinho (que presidiu a sessão inaugural, como o vereador mais votado), João Domingos da Silva, Raymundo Raphael Coelho, José Maria de Souza, Francisco Costa Abrantes, Joaquim José da Silveira e Carlos Gomes Brandão.

Assumiu o governo do novo município o vereador Raymundo Raphael Coelho, eleito presidente da câmara municipal. Naquela época não havia prefeito, cabendo ao presidente da câmara a dupla função.

Em 4 de agosto de 1924, às vésperas de completar 47 anos, por problemas cardíacos, Dr. Raul Soares veio a falecer, assumindo o então vice-presidente Olegário Dias Maciel que, pela Lei 862 de 19 de setembro de 1924, atendendo reivindicação popular, mudou a denominação de Matipoó para Raul Soares.

Há alguns anos a administração municipal mantém como feriados em Raul Soares-
Dia 7 de setembro: data de (criação) emancipação política e administrativa;
Dia 19 de setembro: dia da cidade, que registra a mudança de nome;
Dia 20 de janeiro: dia do padroeiro. 

Nenhum comentário: