09 setembro 2013

Informativo da Polícia Militar

RAUL SOARES

Um breve relato sobre o tráfico de drogas

O tráfico de drogas vem engrossando as estatísticas criminais e atinge um patamar de nível preocupante no cenário brasileiro. Com um mercado em alta, visto uma crescente demanda por drogas em todo o país, o tráfico de drogas vem se adaptando e ganhando status sendo comparado a atividades empresariais estruturadas, seja administrado por facções organizadas ou por grupos isolados.

Por meio de um mercado ilegal, as drogas avançam em Minas Gerais. Esse mercado é responsável por espalhar violência e medo não só na capital do Estado, mas também nas cidades do interior. A migração do tráfico de drogas para as cidades do interior mineiro impõe um grande desafio para a segurança pública, pois o novo cenário retrata um envolvimento cada vez maior de adolescentes em conflito com lei.

Dentre os vários aspectos que permeiam a adesão de pessoas no mercado ilegal das drogas, Faria e Barros (2001) aponta o tráfico de drogas como uma atividade econômica que possibilita a inclusão, ainda que criminosa, na ordem capitalista, admitindo ser vista como opções a serem feitas entre escolhas limitadas.

“Sempre que as exigências legítimas e urgentes em torno da justiça social são 
oferecidas como uma resposta para os desafios da segurança pública, estamos diante
 de uma desculpa e não, efetivamente, de uma resposta” (ROLIM, 2009, p.19).

Sendo assim, ações adequadas de prevenção ao uso e tráfico de drogas requerem conhecer o problema, o ambiente em que ele se instala e qual o perfil dos responsáveis por movimentar o tráfico local. Sabe-se que os modos de ação de toda e qualquer modalidade criminosa sofrem variações que podem envolver questões políticas, sociais, econômicas e culturais, dentre outras.

Hoje o município de Raul Soares conta com ações integradas dos órgãos que compõem o Sistema de Defesa Social na busca da prevenção da criminalidade, dos quais se destaca o Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD desenvolvido pela Polícia Militar em parceria com a Secretária Municipal de Educação de Raul Soares e o Projeto Drogas, Sexualidade na Adolescência e a Construção da Cidadania desenvolvido pelo Centro de Referência da Assistência Social – CRAS de Raul Soares, com apoio direto do CONSEP e de outros órgãos.

Mesmo com o trabalho preventivo a condição humana, por si só, já traz consigo um fator intrínseco de vulnerabilidade, além desse fator intrínseco, os seres humanos são afetados por vulnerabilidades circunstanciais em decorrência da idade, da pobreza, da falta de acesso a educação, das dificuldades geográficas, das doenças crônicas e endêmicas, da discriminação e de outros infortúnios (SOARES, 2006a).

Diante disso surgem falhas no processo de prevenção, com isso, as drogas vêm encontrando campo fértil. Sem descartar o problema social que envolve o usuário de drogas, não se discute que o grande vilão do problema das drogas é, atualmente, o traficante. O papel que ele desempenha dentro do cenário destruidor do mundo das drogas o faz ser visto como um dos piores tipos de criminosos perante lei e a sociedade.

Nos últimos dois meses a Polícia Militar de Raul Soares vem realizando um criterioso acompanhamento das constantes denúncias anônimas de tráfico de drogas, do qual resultou na identificação de vários locais de vendas de drogas espalhados em diferentes pontos da cidade, com predominância nos bairros periféricos, até porque, tais logradouros oferecem vantagem tática aos traficantes devido à localização e o menor número de denúncias por temerem represálias.

Diante das constatações, diversas operações, dando crédito às denúncias anônimas, foram realizadas nos últimos quarenta e cinco dias a fim de reprimir qualificadamente o tráfico de drogas no município de Raul Soares.

Não é com orgulho que apresentamos alguns resultados das incursões e ocupações realizadas no combate ao tráfico ilícito de drogas em Raul Soares, pois, a existência do tráfico e as consequentes prisões e apreensões refletem uma falha no sistema de prevenção da criminalidade.

Ocorrências de tráfico no setor do 7º Pelotão nos últimos 45 dias:
Registros de Boletins de Ocorrência: 10
Pessoas presas/ apreendidas: 11

Drogas apreendidas:
Maconha em bucha (embalada para venda): 11 buchas
Maconha em tablete (prensada): 150 gramas
Crack em pedra (embalada para venda): 39 pedras
Cocaína em papelote: 44 papelotes (aproximadamente 45 gramas)
Cocaína em porção maior: 30 gramas

Dinheiro apreendido: R$ 621,70 (moeda corrente)

_____________________________________________

Destaques:
Em continuidade ao trabalho de combate ao tráfico de drogas no município, na tarde do dia 4 de setembo, dando crédito à denúncia anônima de tráfico de drogas no Bairro Novos Tempos, mais conhecido como “Morro do Carrapato”, foi montada uma operação conjunta entre a PMMG e PC de Raul Soares.

Após intenso monitoramento, foi iniciada uma incursão policial e consequentemente, cerco à residência denunciada. De posse de um Mandado de Busca e
Apreensão foi realizada vistoria na casa de S.B.O., 23 anos, apontada em denúncia por associação ao tráfico, momento que foi encontrada uma sacola contendo um tablete prensado de maconha pesando 140g; várias sacolas de chup-chup, comumente utilizadas na embalagem da droga para venda e uma colheitadeira de café, provavelmente utilizada como moeda de troca do tráfico.

O irmão D. B., 23 anos, apontado como dono da droga apreendida e também denunciado por tráfico e associação ao tráfico, não foi localizado. Contudo, foram realizadas buscas em sua residência onde foram encontradas quatro buchas de maconha embaladas, prontas para o comércio; uma munição intacta no calibre .22 e várias sacolas de chup-chup.
Sheila foi autuada por associação ao tráfico e a Polícia Militar segue em rastreamento ao autor D.B.

_______________________________________________

Em relação aos resultados destaca-se o compromisso e o profissionalismo dos Policiais Militares de Raul Soares e o estreito relacionamento da PM com os demais órgãos que compõem o Sistema de Defesa Social do município. Importante ainda e enaltecer a efetiva participação da Comunidade, sendo assim, continuamos contando com o apoio da população denunciando toda e qualquer ação criminosa no município.
Afinal, “Segurança Pública é Dever do Estado, Direito e Responsabilidade de Todos”.

Para isso a Polícia Militar disponibiliza o serviço emergencial 190, o Disque Denúncia Unificado – DDU através do 181. Os Policiais Militares de Raul Soares são profissionais capacitados para receber e filtrar as denúncias resguardando o total sigilo e o anonimato.

2º Ten Christófori – Cmt do 7º Pelotão

Nenhum comentário: