Magistrados tomam posse no TJMG
Dois novos desembargadores tomaram posse no último dia 26 de abril, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Flávio Batista Leite e Nelson Missias de Morais, juízes de carreira, foram promovidos pela Corte Superior, em sessão realizada no último dia 14. Durante a solenidade de posse, no fim da tarde, o presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende, destacou a carreira dos dois magistrados até a promoção. “É muito importante essa trajetória, para que se chegue maduro à fase das decisões colegiadas. A magistratura exige serenidade, num mundo em que há um forte apelo para transformar tudo em espetáculo. O juiz está imbuído de um poder institucional considerável, a exigir humildade e recolhimento”, afirmou.
O presidente afirmou que a carreira da magistratura é sinônimo de muitos anos de luta e dedicação, envolvendo desde os pequenos gestos e atitudes até as grandes decisões, que podem afetar a vida de muitas pessoas. Sérgio Resende concluiu sua fala, desejando sucesso aos dois novos desembargadores: “Sucesso que possa ser traduzido em realização pessoal e profissional, em sabedoria, paz e esperança”.
Flávio Batista Leite se disse feliz e honrado por ser promovido ao cargo mais alto da magistratura mineira, depois de mais de 21 anos de atuação como juiz. O magistrado, que chegou a trabalhar como servente de pedreiro para ajudar o pai, disse que o momento é de orgulho para toda a família. “Para a posse, convidei amigos de escola, de minha cidade natal, e da faculdade”, revelou. A condecoração de Flávio Batista Leite com o Colar do Mérito Judiciário foi feita pelo presidente Sérgio Resende e pela irmã do novo desembargador, Aparecida dos Reis Leite.
Natural de Coimbra, na Zona da Mata mineira, Flávio Batista Leite se graduou em Direito pela Universidade de São Paulo, e atuou como juiz em Goiás e nas comarcas mineiras de Passa Quatro, Raul Soares, Uberaba e Belo Horizonte. Flávio vai atuar na 1ª Câmara Criminal do TJMG.
Presenças
A solenidade de posse dos novos desembargadores teve a presença de diversas autoridades, de magistrados, de políticos, de familiares e do público em geral. Compuseram a mesa de honra, além do presidente Sérgio Resende, o advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Marco Antônio Romanelli, representando o governador Antônio Augusto Anastasia; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho; o procurador-geral adjunto jurídico, Geraldo Flávio Vasques, representando o procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, juiz Jadir Silva; o desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa, representando o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – 3ª Região, Eduardo Augusto Lobato; o defensor público-geral, Belmar Azze Ramos; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Minas Gerais, Luiz Cláudio da Silva Chaves; o presidente da Amagis, juiz Bruno Terra Dias; e o secretário de Estado de Defesa Social, Moacyr Lobato Campos Filho.
Também estiveram na solenidade o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Marco Antônio Monteiro de Castro; o tenente coronel Hélder Ângelo e Silva, representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais, coronel BM Gilvan de Almeida Sá; o desembargador Henrique Nelson Calandra, representando o presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Paulo Dimas, e o Tribunal de Justiça de São Paulo; o desembargador Carlos Marquionate, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul; a tenente Carla Aparecida Gomes dos Santos, representando o comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (Ciaar), brigadeiro-do-ar José Geraldo Ferreira Malta; o procurador-geral do município de Belo Horizonte, Marco Antônio de Resende Teixeira, representando o prefeito Márcio Lacerda; o ex-senador Arlindo Porto, diretor vice-presidente da Cemig; os deputados federais Antônio Andrade e Flávio Ramalho; e os deputados estaduais José Henrique, Elmiro Nascimento, Délio Malheiros, Durval Ângelo e Ivair Nogueira.
(Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom TJMG)
Nenhum comentário:
Postar um comentário