28 abril 2010

Novos Desembargadores

Magistrados tomam posse no TJMG


Dois novos desembargadores tomaram posse no último dia 26 de abril, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Flávio Batista Leite e Nelson Missias de Morais, juízes de carreira, foram promovidos pela Corte Superior, em sessão realizada no último dia 14. Durante a solenidade de posse, no fim da tarde, o presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende, destacou a carreira dos dois magistrados até a promoção. “É muito importante essa trajetória, para que se chegue maduro à fase das decisões colegiadas. A magistratura exige serenidade, num mundo em que há um forte apelo para transformar tudo em espetáculo. O juiz está imbuído de um poder institucional considerável, a exigir humildade e recolhimento”, afirmou.

O presidente afirmou que a carreira da magistratura é sinônimo de muitos anos de luta e dedicação, envolvendo desde os pequenos gestos e atitudes até as grandes decisões, que podem afetar a vida de muitas pessoas. Sérgio Resende concluiu sua fala, desejando sucesso aos dois novos desembargadores: “Sucesso que possa ser traduzido em realização pessoal e profissional, em sabedoria, paz e esperança”.

Flávio Batista Leite se disse feliz e honrado por ser promovido ao cargo mais alto da magistratura mineira, depois de mais de 21 anos de atuação como juiz. O magistrado, que chegou a trabalhar como servente de pedreiro para ajudar o pai, disse que o momento é de orgulho para toda a família. “Para a posse, convidei amigos de escola, de minha cidade natal, e da faculdade”, revelou. A condecoração de Flávio Batista Leite com o Colar do Mérito Judiciário foi feita pelo presidente Sérgio Resende e pela irmã do novo desembargador, Aparecida dos Reis Leite.

Natural de Coimbra, na Zona da Mata mineira, Flávio Batista Leite se graduou em Direito pela Universidade de São Paulo, e atuou como juiz em Goiás e nas comarcas mineiras de Passa Quatro, Raul Soares, Uberaba e Belo Horizonte. Flávio vai atuar na 1ª Câmara Criminal do TJMG.
Presenças
A solenidade de posse dos novos desembargadores teve a presença de diversas autoridades, de magistrados, de políticos, de familiares e do público em geral. Compuseram a mesa de honra, além do presidente Sérgio Resende, o advogado-geral do Estado de Minas Gerais, Marco Antônio Romanelli, representando o governador Antônio Augusto Anastasia; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho; o procurador-geral adjunto jurídico, Geraldo Flávio Vasques, representando o procurador-geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Alceu José Torres Marques; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, juiz Jadir Silva; o desembargador Paulo Roberto Sifuentes Costa, representando o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) – 3ª Região, Eduardo Augusto Lobato; o defensor público-geral, Belmar Azze Ramos; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seção Minas Gerais, Luiz Cláudio da Silva Chaves; o presidente da Amagis, juiz Bruno Terra Dias; e o secretário de Estado de Defesa Social, Moacyr Lobato Campos Filho.

Também estiveram na solenidade o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Marco Antônio Monteiro de Castro; o tenente coronel Hélder Ângelo e Silva, representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado de Minas Gerais, coronel BM Gilvan de Almeida Sá; o desembargador Henrique Nelson Calandra, representando o presidente da Associação Paulista de Magistrados, desembargador Paulo Dimas, e o Tribunal de Justiça de São Paulo; o desembargador Carlos Marquionate, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul; a tenente Carla Aparecida Gomes dos Santos, representando o comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (Ciaar), brigadeiro-do-ar José Geraldo Ferreira Malta; o procurador-geral do município de Belo Horizonte, Marco Antônio de Resende Teixeira, representando o prefeito Márcio Lacerda; o ex-senador Arlindo Porto, diretor vice-presidente da Cemig; os deputados federais Antônio Andrade e Flávio Ramalho; e os deputados estaduais José Henrique, Elmiro Nascimento, Délio Malheiros, Durval Ângelo e Ivair Nogueira.

(Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom TJMG)

Nenhum comentário: