29 abril 2010

Saiba a diferença entre

Margarina, creme vegetal e manteiga

Com tantas opções no mercado, o consumidor as vezes se confunde entre a margarina, creme vegetal e manteiga. Mas qual a diferença entre esses produtos?

Margarinas - As margarinas são compostas principalmente por óleo ou gordura vegetal, água e leite. Entre seus itens opcionais de fabricação estão a gema de ovo, a vitamina A e o sal. A gordura é ingrediente essencial na composição das margarinas. Algumas margarinas têm gordura trans e podem ser prejudiciais, se ingeridas em excesso.

Creme vegetal – Feito apenas com gorduras vegetais, tem o teor de lipídios menor quando comparado à maioria das margarinas. Se você quer emagrecer ou simplesmente precisa reduzir a ingestão de gorduras, essa é a melhor opção para passar no pão. Mas não é recomendável para uso culinário.

Manteiga – Feita de gordura de origem animal (por ser um derivado do leite), ela é rica em gordura saturada e colesterol, por isso deve ser consumida com bastante moderação. Ela também é rica em vitamina A.

O que é mais saudável?
As margarinas já foram indicadas como mais saudáveis do que a manteiga por ter menos gordura saturada e colesterol, mas foram duramente atacadas pela onda do combate à gordura trans. Agora, a maioria dos produtos já apresenta níveis muito baixos de gordura trans.
(FONTE: Saúde Plena)

Nenhum comentário: