07 agosto 2012

Capacitação de Pessoal em sala de vacina

A Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova (SRS) realizou em Rio Casca entre os dias 30/07 à 03/08/12, capacitação para as referências de imunização e técnicos dos municípios da jurisdição da SRS/PN que atuam em sala de vacinação.

O treinamento de pessoal em sala de vacinação é uma capacitação que utiliza a metodologia problematizadora cuja proposta é desenvolver um processo que parte da experiência da prática do treinando, possibilitando uma reflexão sobre esta prática e a sistematização dessa reflexão envolvendo conhecimentos, procedimentos e atividades.

A secretária municipal de Rio Casca, Cristiane, se empenhou em dar total cobertura ao evento, proporcionando aos participantes toda a estrutura necessária como material didático, auditório, equipamentos e lanches.

Participaram desta capacitação os municípios de Araponga, Canaã, São Miguel do Anta, Cajuri, Viçosa, Piedade de Ponte Nova, São Pedro dos Ferros, Rio Casca, Amparo do Serra, Urucânia, Pedra do Anta, Sericita e a SRS/PN.

O curso foi ministrado pela enfermeira sanitarista da SRS de Patos de Minas, Alaídes Gonçalves Corrêa e pela enfermeira referência técnica em imunização da SRS/PN, Lidiane de Jesus Bento.

Dentre as possibilidades de cada município, o que se pode fazer para melhorar as vacinações é dar maior ênfase em reuniões periódicas com a equipe, o acolhimento, melhor ambiente e trabalho de divulgação.
‘Vacina é prevenção e promoção da saúde’.
 (Wesley Moreira/Comunicação Social/SRS-PN)

Nenhum comentário: