14 agosto 2012

Monomotor cai em canavial na Região do
Rio Doce após se chocar contra urubu

O piloto da aeronave sofreu ferimentos no rosto e foi socorrido para um hospital de Tarumirim

A série de acidentes aéreos com a aeronaves que decolaram ou sobrevoavam Minas Gerais continua. Um monomotor prefixo PT KCS caiu na tarde desta segunda-feira em um canavial no distrito de Cafemirim, em Tarumirim, na Região do Rio Doce. O acidente aconteceu depois que o avião se chocou contra um urubu. O piloto, Brás Ângelo Cremasco, de 53 anos, ficou ferido e foi levado para um hospital da cidade. Esse é o quinto acidente registrado em menos de dois meses.

De acordo com a Polícia Militar (PM), a aeronave saiu de Nova Venécia, no Espírito Santo, e seguia para Caratinga. Quando sobrevoava a cidade de Cafemirim, um urubu bateu no para-brisas do monomotor, que acabou quebrando. O piloto foi ferido no supercílio. “Ele me falou que estava a uns três mil pés quando o incidente aconteceu. O piloto tentou pousar, mas falou que não estava enxergando nada e estava se sentindo tonto. Por sorte, ele não se machucou mais”, afirma o cabo Rogério Silveira, que resgatou a vítima.

Mesmo sem condições de pilotar, Brás conseguiu manter a calma e iniciou os procedimentos do pouso, como diminuir a velocidade. Logo que tocou no solo, o monomotor acabou virando. “A aeronave não ficou danificada, nem a asa quebrou. Parece que alguém só a colocou de cabeça para baixo”, conta o cabo.

Uma viatura da PM conseguiu chegar no local pouco tempo depois do acidente. O piloto foi socorrido e encaminhado para o Hospital São Vicente de Paula. Segundo a PM, ele não corre risco de morrer.

O local onde a aeronave caiu foi isolado. Uma equipe da aeronáutica é esperada na cidade.

Sequência de acidentes

O histórico de queda de aeronave que decolaram ou sobrevoavam Minas Gerais vem aumentando nos últimos dois meses. Somente em julho, quatro acidentes foram registrados. Em 28 de julho, oito pessoas morreram depois que um avião da empresa Vilma Alimentos caiu em Juiz de Fora, na Zona da Mata. Entre os mortos estava o presidente da indústria Domingos Costa Neto, de 58 anos, e o filho, Gabriel Barreira Costa, de 14.

No dia 12 do mesmo mês, uma aeronave de pequeno porte que saiu do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, na Pampulha, e caiu na Ilha de Cataguases, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. Três pessoas morreram no acidente, entre elas o empresário mineiro Clemente Faria, diretor administrativo do Grupo Minasmáquinas.

Já no dia 06, uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas na queda de um avião de pequeno porte em Espinosa, na Região Norte de Minas Gerais. O acidente ocorreu próximo ao povoado de Tanque das Pedras, a 60 km da cidade.

No dia 02, um monomotor caiu em uma fazenda de Prata, no Triângulo Mineiro. Duas pessoas morreram no acidente. O avião, prefixo PTR-SMH, desapareceu dos radares por volta das 21h e foi encontrado na manhã do dia seguinte. No avião foram encontrados 250 kg de pasta base de cocaína, um fuzil 556 de origem norte-americana, um carregador de pistola e munição.
(João Henrique do Vale)

Nenhum comentário: