Cruzar a malha rodoviária mineira deve se tornar uma tarefa mais segura e agradável, com a duplicação dos principais trechos que cortam o estado e a instalação de equipamentos de vigilância e segurança. Em contrapartida, o benefício chegará com um preço elevado: Minas terá 38 praças de pedágio nas rodovias federais a partir de julho do ano que vem. Com isso, em média, a cada 163 quilômetros da malha federal no estado, haverá uma parada para cobrança de tarifa. Além dos postos em funcionamento na BR-381 (Fernão Dias, no trecho Sul) e na BR-040 (em Juiz de Fora), até a data devem entrar em operação 10 novas praças na 040, oito na BR-116 (Rio-Bahia) e mais 13 nas BRs 050, 153 e 262, segundo definição da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicada ontem junto aos documentos disponibilizados para audiências públicas de concessão das rodovias.
A agência reguladora estabeleceu a localização das praças de
pedágio e o valor das tarifas a serem cobradas em cada uma. Diferente dos
editais das BRs 040 e 116, elaborados em 2007 e somente revisados no ano
passado, no caso das BRs 050, 153 e 262 e das demais incluídas nos sete lotes
rodoviários que serão concedidos à iniciativa privada, o valor da tarifa será
diferente de acordo com a praça. Isso porque elas não serão equidistantes. Mas
o valor por quilômetro será o mesmo. Assim, o usuário pagará de acordo com o
trecho percorrido.
Ao todo, considerando os sete lotes, serão investidos R$ 31,84
bilhões em melhorias de infraestrutura, além de R$ 16,81 bilhões no custeio
operacional das BRs nos 25 anos de concessão. Nos três lotes em que estão
compreendidas rodovias que cortam Minas serão investidos R$ 10 bilhões – fora
os R$ 4,67 bilhões e R$ 3,57 bilhões que serão investidos nas BRs 040 e 116,
respectivamente.
Com a concessão, os motoristas que rumarem para Vitória terão que
desembolsar até R$ 29,50 para cruzar o trecho de 376,9 quilômetros entre João
Monlevade e a capital capixaba, parando em cinco pedágios – três em Minas e
dois no Espírito Santo. No sentido Rio de Janeiro, como definido em setembro do
ano passado, o valor total será de até R$ 37,05, considerando os três pedágios
que serão instalados no trecho até Juiz de Fora e os três já existentes até a
capital fluminense.
Já quem seguir para o Triângulo Mineiro encontrará pelo caminho
cinco praças de pedágio na BR-262. Ao todo, será preciso gastar até R$ 18,60
por um automóvel para cruzar de Betim até o entroncamento com a BR-153, depois
de Uberaba. Nas BRs 050 e 153, ligações entre São Paulo e Goiás, três e duas
praças de pedágio em Minas, respectivamente. Vale lembrar que o vencedor do
certame é aquele que apresentar a menor tarifa. De acordo com a ANTT, do dia 15
a 24 serão realizadas oito audiências públicas nas capitais onde serão feitas
obras. BH sediará a primeira na terça-feira que vem.
A qualidade da operação da rodovia contará na hora de calcular o
valor da tarifa. A partir do primeiro ano de revisão ordinária do valor do
pedágio, as empresas poderão ser contempladas com o chamado Fator Q. O
indicador é o resultado da soma do índice de acidente com o índice de
disponibilidade da rodovia. A proposta da agência reguladora é beneficiar a
empresa que criar ações de maior impacto na redução de acidentes.
Veja o mapa de planejamento dos pedágios para a BR 262
(Blog Willian Chaves)
(Blog Willian Chaves)
Nenhum comentário:
Postar um comentário