12 janeiro 2013

Servidores Públicos de Raul Soares
reúnem-se com prefeito em busca de
salários atrasados
Atendendo convite do Sindicato dos Servidores Públicos de Raul Soares/Sinds-Raul, servidores públicos raul-soarenses estiveram reunidos, na noite de ontem (11jan), no salão nobre da Câmara Municipal, com a presença do prefeito Célio Nesce e Laudácio Lasmar, vice-prefeito.

A reunião tratou exclusivamente de assuntos atinentes à falta de pagamento de proventos de responsabilidade da administração anterior, do ex-prefeito Vicente Barboza, referentes ao 13º salário e o salário de dezembro.

A presença de servidores foi grande e superlotou o recinto da Câmara, eles participaram ativamente, assim como Ramilson Pires, presidente do Sinds-Raul e do vereador Ramiro Grossi que se colocou ao lado da classe para solução desse problema junto ao legislativo.

Prefeito Célio Nesce dirigindo-se à plateia,
 ladeado pelo presidente do Sinds-Raul
 Ramilson e José Francisco, Contador
Discorrendo sobre o assunto, José Francisco, Contador da prefeitura, apresentou documentos e dados da real situação das contas públicas, informou com detalhes a previsão de receitas e a quitação de despesas ao longo do período e emergentes e suas desconfortadas consequências como bloqueio de fundos e de bens junto a órgãos governamentais.

O prefeito Célio Nesce falou de seu compromisso para com a população, especialmente do compromisso que ora se discutia e tranquilizou os presentes quando disse que iria pagar a todos e que nenhum deles ficaria sem receber.
Mas, que precisa de tempo uma vez que a prefeitura está passando por sérios problemas de dinheiro vindos da administração anterior, com caixa em baixa e com muitas obrigações financeiras a serem quitadas.

Ele pediu compreensão de todos, disse que não era de seu desejo que a situação chegasse até aonde chegou, mas, que tem fé que, em curto prazo de tempo, todos os servidores do município recebam os salários que estão em atraso.
Após suas palavras o prefeito Célio Nesce foi ovacionado e muito aplaudido.

Célio Nesce, disse, também, que os salários do mês de janeiro de 2013 (de sua responsabilidade) não sofrerão nenhum atraso e que tal pagamento deverá ser efetuado até o quinto dia do mês de fevereiro. 

Saiba mais
Os recursos financeiros de receita do município chegaram normalmente aos cofres da prefeitura de Raul Soares, não havendo nenhum corte ou redução de valores.

Contudo, após as eleições de outubro, o prefeito Vicente Barboza paralisou com a prestação de serviços essenciais à população como o pronto-socorro do hospital local (que foi restabelecido após intervenção do Ministério Público), deixou faltar medicamentos na farmácia básica, fechou os programas saúde da família e suspendeu transporte de pacientes necessitados de atendimento de rotina, paralisou com a limpeza de vias públicas e a coleta de lixo foi feita em mutirão pela população, entre outros.

Em busca de informações sobre a situação financeira da prefeitura de Raul Soares apuramos alguns dados preliminares.

A administração anterior deixou grande débito público (ou dívida) que os técnicos contábeis e jurídicos estão fazendo levantamento para análise e providências necessárias para elucidação do mesmo.

O ex-prefeito Vicente Barboza, que no mês de dezembro recebeu da prefeitura a quantia de R$ 3.750,00 de diárias de viagem, deixou de pagar salários de servidores na ordem de 2 milhões e quinhentos mil dos 696 servidores do município, dos quais173 contratados, 40 comissionados e 68 inativos.

Deixou de pagar, também, o serviço de Internet (3 meses em atraso), Correios, Imprensa Oficial, Empresa de programas de tributação e nota fiscal eletrônica (desde setembro) e Cemig com corte de energia elétrica marcado para o próximo dia 18 de janeiro.

Dezenas de fornecedores, locais e de outras cidades, estão sem receber pelo serviço prestado, situação que causa desconforto aos contratos a serem firmados pela nova administração.  

A população espera providências junto aos órgãos de competência, principalmente que se faça uma rigorosa auditoria para apurar a responsabilidade por sobre o dinheiro público que, na opinião geral, não foi levado à sério.
(Fotos de Ramiro Grossi)

Nenhum comentário: