22 janeiro 2013

Minas tem a 1ª morte
por dengue neste ano
Funed confirma óbito em Uberaba por tipo hemorrágico. Minas já tem 6.525 casos da doença

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou ontem a primeira morte este ano causada pela dengue em Minas Gerais. A vítima é um homem de 48 anos, de Uberaba, no Triângulo Mineiro, que contraiu a doença do tipo hemorrágico, revelou o secretário municipal de Saúde, Fahim Sawan, após receber os resultados de exames da Fundação Ezequiel Dias (Funed). Segundo ele, antes o paciente havia sido diagnosticado no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro com febre hemorrágica e suspeita de leptospirose. Ele morreu no dia 14. No ano passado, a dengue contaminou 46.681 pessoas e matou 13 no estado.

O óbito ocorre em um cenário pessimista divulgado pelo secretário estadual de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques. Ele prevê o pior verão dos últimos anos, com 10 mil casos de dengue apenas em janeiro. O principal motivo, segundo ele, é a quebra de continuidade na vigilância de saúde em vários municípios, devido à mudança de prefeitos. Até o dia 17, foram 6.525 casos notificados em todo o estado contra 5.983 em todo o mês de janeiro do ano passado.

No caso de Uberaba, o secretário Fahim Sawan afirma que, desde 2006, quando a cidade passou por uma epidemia da doença com mais de 40 mil casos e cinco mortes por dengue hemorrágica, foi feito um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público, estabelecendo que o município deveria ter um agente de saúde para cada 800 domicílios. “O que constatamos quando assumimos a administração é que temos apenas 112 profissionais, sendo que deveríamos ter 170. Já começamos uma força-tarefa de limpeza, pois em uma nova infecção a chance de contrair a forma hemorrágica é muito maior do que na primeira vez”, diz o secretário.

Ainda segundo ele, o principal objetivo é entrar nas casas para fazer a dedetização e eliminar o mosquito adulto, além de limpar os lixões, fazer a capina de lotes e dar o exemplo dentro dos próprios prédios públicos. “Também estamos incentivando as pessoas a tirarem aqueles lixos ou entulhos do quintal, para que possamos recolher. Não podemos brincar com essa situação, pois ela é muito perigosa”, diz Sawan.

DEN-4

Segundo a SES, outro complicador é o reaparecimento do sorotipo Den-4 do vírus, que havia 30 anos não era identificado no estado. Isso significa que boa parte da população não detém memória imunológica contra ele, tornando-a mais vulnerável. Entre as medidas que a SES está implantando está o teste rápido que permite a detecção de casos de dengue. O novo procedimento pode reduzir o tempo de análise de amostras de sangue de três dias para até 20 minutos e está sendo desenvolvido pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas).

Raul Soares
A dengue está presente na cidade de Raul Soares que, segundo informações do serviço de epidemiologia do município, já registra 12 casos notificados, com notícias de outros que ainda não tiveram registro.

Esses casos já em notificação foram registrados no Centro da cidade, Morro das Pedras e nas ruas do Morro.

O serviço de combate pelo setor de competência do município tem realizado incessante trabalho para minimizar a proliferação da doença junto à população, através de orientações e combate aos possíveis focos do mosquito aedes aegypti.

E chama a atenção para que a população colabore com o trabalho de erradicar a doença tomando medidas providenciais como evitar água parada nos quintais, nos vasos de flor e pneus velhos, caixas de água destampadas, entre outros.

Solicita, ainda, que quem tiver acometido de dengue ou tem suspeita desse mal deve procurar imediatamente o PSF para as providências necessárias.

Nenhum comentário: