06 fevereiro 2013

"Nota 10" em redação leva detento da
Zona da Mata à Universidade de Viçosa
Bruno concluiu o ensino médio enquanto cumpria
 pena e sonha trabalhar como personal trainer


Um detento da Penitenciária Doutor Manoel Martins Lisboa Júnior, em Muriaé, na Zona da Mata, conseguiu uma vaga na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Bruno Eduardo Oliveira Reis foi aprovado depois de tirar nota máxima na prova de redação e média de 666,40 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Com esse desempenho, ele foi um dos 30 candidatos a conquistar uma vaga oferecida por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) na Faculdade de Educação Física da UFV.
No entanto, a frequência na sala de aula é outra barreira que precisará enfrentar. A distância entre Muriaé e Viçosa é de 85 quilômetros, o que torna inviável a viagem diária do detento.

Bruno foi transferido há cerca de um ano para a penitenciária de Muriaé. A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) estuda o que fazer nesse caso. Haveria possibilidade de mudança de Bruno para o sistema prisional de Viçosa, mas isso depende de autorização da Justiça.

A universidade ainda não se posicionou oficialmente sobre a recepção do novo aluno.

O Hoje em Dia conseguiu autorização para conversar com Bruno por e-mail. Ele manifestou determinação para enfrentar o eventual preconceito em sala de aula, já que precisará frequentar a instituição com escolta. “Independentemente da situação, devo encarar”, escreveu.

Histórico
Bruno foi condenado há nove anos e oito meses, em regime fechado, por furto, receptação e adulteração de chassi. No primeiro ano de cumprimento da pena, o detento, de 32 anos, terminou o ensino médio e logo se interessou em fazer o Enem.

Seguro, o rapaz disse que a nota não foi surpresa por “confiar no próprio potencial”. O desempenho na prova de redação ele atribui ao pai, professor de português.

O detento acredita que, para a família, a nova perspectiva de vida é um alívio. “Eles ficaram muito felizes e sabem o que essa oportunidade pode me proporcionar”, afirma o interno, que pretende ser personal trainer.
(Hoje em Dia)

Nenhum comentário: