09 fevereiro 2013

SEDEX 10 terá rastreamento
em tempo real a partir de maio

Os Correios realizaram na terça-feira (5) pregão eletrônico visando contratar serviços de telefonia móvel para rastreamento em tempo real das encomendas do SEDEX 10. A empresa de telefonia Claro foi a vencedora do processo licitatório, que totalizou o montante de R$ 1.977.657,60 e deverá garantir acessos móveis de dados e voz, com o respectivo fornecimento de aparelhos em sistema de comodato, para carteiros de todos os locais onde o SEDEX 10 é entregue (RS, SC, PR, SP, RJ, MG, ES, BA, PE, CE, PI, MS, GO e DF).

Ao total, serão contratados serviços para 2.482 linhas telefônicas, cujo valor unitário foi fixado em R$ 50,80. Os smartphones contarão com o aplicativo Sistema de Rastreamento de Objeto (SRO) móvel, desenvolvido na plataforma Android por profissionais da área de Tecnologia dos Correios, e devem começar a ser utilizados a partir do mês de maio, quando deve ser concluído o período de treinamento dos carteiros.

Agilidade - A utilização de smartphones para registrar, em tempo real, a entrega de encomendas do SEDEX 10 foi testada com êxito em piloto realizado em Bauru (SP). Além de garantir mais agilidade, a adoção dessa tecnologia confere maior qualidade às informações de rastreamento, pois são menos suscetíveis a erros humanos. Em futuro próximo, as relações de destinatários, atualmente impressas, passarão para o meio virtual, com forte impacto no meio ambiente, uma vez que reduzirão significativamente o consumo de papel, tinta e eletricidade em impressoras.

A expectativa dos Correios é de que, até o final deste ano, todos os carteiros utilizem smartphones em suas entregas. Para isso, será necessária a realização de novas licitações, que ocorrerão de forma descentralizada em cada Estado e devem garantir a contratação de aproximadamente 50 mil acessos móveis, com o respectivo fornecimento de aparelhos.


Nenhum comentário: