04 setembro 2010

Eleições: é bom saber...

Orientações para a hora do voto

NO PRÓXIMO DIA 3 DE OUTUBRO



A Justiça Eleitoral, através do Cartório Eleitoral da 231ª Zona de Raul Soares, orienta os eleitores sobre a prática do voto a ser adotada nas eleições do próximo dia 3 de outubro.

1. Nestas eleições gerais de 2010, os eleitores deverão votar em 2 candidatos para o cargo de Senador. Isso ocorre porque o Senado será renovado em 2/3 nestas eleições. Cada Estado da Federação é representado no Senado Federal por 3 Senadores, cada um com mandato de 8 anos (e não 4 anos, como nos outros casos). Se o eleitor votar duas vezes no mesmo candidato ao Senado, o segundo voto será considerado NULO!

A ordem de votação será a seguinte: deputado estadual - deputado federal - senador 1 - senador 2 - governador e presidente da república.
2. O novo art. 39-A da Lei 9.504/97 (Lei das Eleições), incluído pela Lei 12.034/2009 (Minirreforma Eleitoral) proibiu a utilização pelos fiscais de partido e de candidatos de vestuário padronizado (uniforme colorido, por exemplo) no dia da eleição.

O mesmo artigo também proibiu a aglomeração de eleitores com vestuário padronizado durante as votações.
Para votar, o eleitor poderá portar apenas bandeirolas, dísticos, broches e adesivos (inclusive em veículos) e sua manifestação deve ser individual (sem aglomerações) e silenciosa.

A confecção, a distribuição e a utilização de camisas, camisetas, bonés, canetas e qualquer brinde que possa trazer vantagem para o eleitor também estão proibidos.

ATENÇÃO: Não se esqueça de levar o título de eleitor e um documento oficial com foto.

Nenhum comentário: