24 setembro 2010

Grama - Jornada do Patrimônio Cultural

Caminhada para a Mata de Dona Zina

Clique na foto para ampliar










Alunos do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio dos turnos da manhã e da tarde da Escola Estadual Mariano Gomes participaram, neste dia 21 de setembro, de uma caminhada da escola até a Mata de Dona Zina, cerca de quatro quilômetros da cidade.

A caminhada, realizada pela manhã, é um dos projetos que fazem parte da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, uma celebração ao patrimônio cultural mineiro que acontece durante o mês de setembro em todo o Estado. A Mata de Dona Zina é um conjunto paisagístico tombado como Patrimônio Cultural do Município. A data da caminhada foi escolhida também, porque no dia 21 de setembro, início da primavera, é comemorado o "Dia da Árvore".

Ainda como parte das atividades do dia, alunos da Escola São Domingos Sávio visitaram o novo viveiro de mudas de Santo Antônio do Grama, que está sendo instalado anexo à Usina de Triagem e Compostagem de Lixo.
O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente do Município, Herculano Barboza Amorim, mostrou às crianças a importância e as vantagens de um ambiente arborizado e qual a contribuição que cada um pode dar para a preservação do ambiente em que vive.

Ao final da visita, foram plantadas duas mudas: uma de ipê roxo e uma outra de ipê amarelo, considerado atualmente a árvore-símbolo do Brasil.
Grama 160 Anos - 1850-2010
(Ascom - Santo Antonio do Grama-MG/Wesley Moreira)

Nenhum comentário: