15 setembro 2010

Fogo que não se apaga...

Tempo de queimadas em Raul Soares

Queimadas provocam decreto de estado de emergência em 14 Estados e no DF

As queimadas que tomaram conta de algumas regiões do país, desde o início de agosto, levaram o Ministério do Meio Ambiente a decretar estado de emergência ambiental em 14 estados e no Distrito Federal. Estão na lista os Estados do Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, Pará, Piauí, Tocantins, Bahia, Goiás e Minas Gerais.

Com o decreto, se houver necessidade, os Estados podem contratar brigadistas para combater o fogo sem necessidade de licitação. A portaria com a lista foi publicada na última segunda-feira, 6 de setembro, no Diário Oficial da União. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, os 14 estados estão sob emergência ambiental desde abril.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) ilustram a gravidade do problema. Neste mês de setembro média de 10 mil focos já foram registrados. Segundo especialistas consultados pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a atenção precisa ser redobrada porque o período crítica de queimadas só termina em outubro.

O município de Raul Soares tem sofrido muito com as queimadas, assim como outros municípios da região. Em localidades distantes e próximas ao Centro urbano a população vem assistindo a fúria do fogo que destrói plantações, pastagens e prejudica nascentes.

Clique na foto para ampliar


Nenhum comentário: