19 março 2011

Outono em Minas será um
grau mais frio que em 2010

Fenômeno será causado pelo La Niña, com resfriamento anormal do Pacífico

BH: previsão de inversão térmica requer cuidados especiais
O Outono será pelo menos um grau mais frio do que os anos anteriores em Minas Gerais. A temperatura média no Estado variará de 11,3 a 29,6 graus Celsius. A estação começa oficialmente às 20h21 de domingo (20) e acaba no dia 21 de junho, às 14h06. Segundo o Centro de Climatologia da Cemig, a temporada marca a mudança do período chuvoso e quente para o seco e frio, favorecendo o surgimento de doenças como resfriados e gripes.

Segundo o meteorologista Arthur Chaves, o frio mais intenso será causado pela maior ocorrência de frentes frias em consequência do fenômeno conhecido como La Niña. Ou seja, o resfriamento anormal do Oceano Pacífico. Ele diz que o início do período se assemelha ao Verão, com chuvas esperadas até meados de abril. Em seguida, o clima muda para mais frio e seco de forma gradativa. As primeiras friagens são esperadas para o final de maio.

Já choveu em março mais que o esperado para o mês inteiro, um volume entre 150 e 200 milímetros. As regiões mais afetadas pelos temporais foram Triângulo Mineiro, onde foram registrados 350 mm de chuva. A Região Oeste e uma faixa entre o Noroeste e Norte também se destacaram, com 300 mm.

Em BH, a média histórica de 158 milímetros para março foi superada. Já choveu 281 mm no mês, na capital. A explicação é a chegada da umidade amazônica, que encontrou muito calor na região, favorecendo as precipitações. Estão previstas mais pancadas para próxima quinzena.

Umidade do ar poderá cair abaixo de 30%
No decorrer do Outono, a umidade cai, podendo atingir índices abaixo de 30% em alguns dias. A previsão é de que os dias sejam predominantemente de céu claro a parcialmente nublado, com uma leve elevação da temperatura à tarde e queda à noite.

“Haverá formação de nevoeiros e geadas em todo o Estado, principalmente nas regiões serranas, como Serra da Mantiqueira, Canastra e Espinhaço. Esses fenômenos são comuns na época e causados, geralmente, após a passagem de frentes frias. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, há formação de inversão térmica, que piora a qualidade do ar no início da manhã. Por isso deve-se ficar atento com as atividades físicas nesse período”, alerta o meteorologista Arthur Chaves.

Conforme previsão da Cemig, a região que registrará as menores temperaturas durante o Outono será o Sul de Minas, podendo chegar até 9 graus em junho, com média de 11,3 no trimestre abril, maio e junho. Regiões Oeste, Zona da Mata e Grande BH apresentarão mínimas médias de 13 a 13,3 graus. A maior temperatura é esperada para o Norte do Estado, podendo chegar até 30 graus.

Esta mudança de temperatura para frio e clima seco favorece o aparecimento de doenças respiratórias agudas, como gripe, rinite, sinusite e asma. O alerta é da pediatra, alergista e pneumologista Marisa Lages Ribeiro. “Recomenda-se boa alimentação e atividades físicas regulares. Além disso, deve-se lavar sempre as mãos, beber muita água, lavar o nariz com soro fisiológico e evitar o contato com pessoas gripadas. Crianças e idosos são mais propensos às doenças, por ter sistema imunológico mais frágil”. orienta Marisa Lages.
(FONTE: Hoje em Dia)

Nenhum comentário: