30 março 2011

Polícia Militar de Vermelho Novo...

...lança medidas de segurança
durante a colheita de café

Clique na foto para ampliar
A Polícia Militar de Vermelho Novo/MG, de forma inovadora, iniciou nesta ultima semana o lançamento de uma serie de medidas que serão adotadas durante a colheita de café deste ano.

Tendo em vista o recente aumento no preço do café, onde o preço da saca está girando em torno de R$ 550,00, a Polícia Militar estará trabalhando para impedir a ação de marginais que por acaso venham tentar realizar ações contra os produtores do município e região.

Infelizmente temos acompanhado diversos roubos ocorridos nas zonas rurais, onde proprietários, agricultores e lavradores são rendidos por marginais armados e encapuzados que depois de prender e amordaçar todos os moradores da residência reviram tudo a procura de dinheiro objetos de valor e até armas de fogo.

Partindo do principio de que nos dias atuais a ideia de uma polícia orientada para a solução de problemas e melhoria da qualidade de vida da comunidade, nos moldes da filosofia de polícia comunitária, é uma realidade; não há que se falar em Segurança Pública sem o envolvimento da comunidade, como já recomenda a Constituição Federal, assim a base para este projeto funcionar é justamente o envolvimento de toda comunidade.
Segundo o Cabo PM Luciano Fernandes Breder - Comandante do Destacamento da Polícia Militar de Vermelho Novo/MG, ele juntamente com os demais militares da fração PM, iniciarão de modo preventivo, uma série de visitas aos pequenos médios e grandes proprietários de café da região. Com estas visitas de forma alheatória, sem dia e nem horários fixos, com certeza levará a sensação de segurança aos locais visitados, uma vez que a presença do policial fardado estabelece um clima de maior tranquilidade, inibindo e até impedindo a ação dos marginais.

Dentre a série de visitas que serão realizadas nas comunidades rurais, ainda será marcado reuniões comunitárias em escolas e igrejas da zona rural, local onde será divulgado maciçamente medidas de autoproteção e dicas de segurança.

Durante a primeira reunião que aconteceu na Câmara Municipal da cidade, com presença significativa dos proprietários rurais, foram lançadas três medidas que poderão auxiliar de forma considerável a segurança durante a safra de café deste ano:

1ª - Disponibilização de um telefone celular para o disque denúncia local: Foi disponibilizado um telefone celular que ficará à disposição da comunidade 24 horas. O policial de serviço ficará com o aparelho e caso alguma pessoa ligue mencionando estar em situação de risco, a viatura imediatamente se deslocará para o atendimento. Celular nº 33-8813.7675.

2ª - Criação do monitoramento das propriedades dos produtores de café por localização: Será feito um cadastramento para se levantar o nome, localização e rota mais rápida para chegar a cada propriedade. Desta forma será criado um itinerário para as visitas, auxiliando no patrulhamento durante a noite e até mesmo na chegada mais rápida ao local em caso de necessidade, urgência ou emergência, através da ligação para os policiais de Vermelho Novo/MG, uma vez que eles chegarão ao local com mais rapidez, pois saberão antecipadamente a rota mais curta para chegar à propriedade.

3ª - Distribuição de medidas de segurança para o pagamento dos apanhadores. Aproveitando o levantamento que será realizado com a localização e itinerário mais rápido, durante as visitas será realizado um contato com o responsável pelo pagamento dos lavradores (apanhadores) e, além da presença da Polícia Militar no dia e local dos pagamentos.

Ainda serão repassadas formas alternativas de se fazer estes pagamento, sendo que uma das sugestões apresentadas é a utilização de folhas de cheque, as quais em caso de furto poderão ser sustadas evitando o saque. Essa medida evitará ainda o deslocamento com altos valores de dinheiro para as propriedades rurais, reduzindo o risco de roubos /assaltos.

Nenhum comentário: