25 julho 2012

Informativo da Polícia Ambiental
Queimada sem autorização é crime

O Governo de Minas lançou a campanha contra as queimadas e incêndios para o ano de 2012, com o envolvimento de diversos órgãos do Sistema de Defesa Social do Estado. Com o período de estiagem, torna-se frequente as práticas ilegais de queimadas e incêndios, que acabam por consumir a vegetação seca, propícia para a propagação do fogo.

Incêndios florestais são caracterizados pela falta de controle em seu manejo, sendo na maioria das vezes de origem criminosa. Uma ação como esta pode dizimar grandes extensões de florestas e toda a fauna ali abrigada. Exemplares importantes da flora podem ser perdidos para sempre.

Por outro lado, queimadas não autorizadas e não controladas podem acarretar o empobrecimento do solo, tornando-o pouco fértil com o passar dos anos. Além disso, estas práticas têm como consequência o lançamento de grande quantidade de dióxido de carbono, que atinge a atmosfera agravando o efeito estufa e automaticamente o aquecimento global.

A Polícia Ambiental continua orientando aos cidadãos e solicita que a população denuncie os infratores da lei, através dos telefones 190, (33)3351-1248 ou 0800 283 23 23.

Nenhum comentário: