18 julho 2012

Capacitação para implantação do
“Programa de Controle do Câncer de
Mama”

Aconteceu no dia 13/07/2012, no auditório do Sindicato Rural de Ponte Nova, a apresentação do Programa Estadual de Controle do Câncer de Mama promovido pela Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova.

A abertura contou com a participação da diretora da SRS/PN, Maria de Fátima Alves Costa Pereira, que fez uma breve resenha da importância desse programa essencial para as mulheres, desejando a todos os participantes, um dia bem proveitoso.

O programa foi apresentado pela gerente estadual, Renata Gomes de Alcântara, que apresentou propostas de implementação do programa de prevenção do câncer de mama que no Estado de Minas é prioritário. Na oportunidade foi apresentado o diagnóstico situacional das micros e dos serviços prestados pela atenção primária, secundária e terciária no estado, estimativa de razão de mamografias realizadas e repassou sobre a faixa etária a ser abrangida pelo programa que é de 45 a 69 anos.

De acordo com Renata, as informações repassadas acima e com a adoção de uma estratégia junto à atenção primária nos municípios para captação das mulheres dentro da faixa etária planejada, será possível obter sucesso no programa.

O responsável pela a oncologia do Hospital Irmandade Nossa Senhora das Dores, Dr. Marcelo Pimenta, relatou que a prevenção é muito importante para cura definitiva do câncer de mama, através da importância do auto-exame.

Estiverem presentes representantes de outros municípios como: Carangola, Pedra Dourada, Tombos, Divino, Espera Feliz e Fervedouro.
Os prestadores de serviços de mamografia de Ponte Nova, Carangola, Viçosa e Ubá também participaram.

As Micros Ponte Nova, Manhuaçu, Viçosa estiveram presentes assim como a diretora da GRS/Manhumirim Soraia Caetano de Carvalho.

A organização do evento esteve a cargo do NAS - Núcleo de Assistência a Saúde da SRS/PN, que tem como coordenadora Liane Cristina Thomas e toda sua equipe técnica.
 (Wesley Moreira/Comunicação Social SRS/PN)































Nenhum comentário: