23 julho 2012

Fábrica Tarza volta a
funcionar, finalmente!

Finalmente é porque foi grande a luta para que a fábrica de produtos Tarza voltasse a funcionar.
Uma luta difícil e árdua... e mais difícil ainda pelo oculto embate de poderosos contrários ao desenvolvimento da cidade, opostos ao reinício de atividades duma fábrica que produziu ferramentas para todo o Brasil e Exterior, elevando o nome da cidade de Raul Soares.

Tentaram puxar para trás na tentativa de impedir o resgate da Nossa Tarza, criada há mais de 65 anos por Cesare Augusto Tartaglia e José Raimundo de Souza “Juquinha do Coxo”, ilustres homens que hoje fazem parte da rica história da cidade de Raul Soares.  
Tentaram impedir o sonho de muitas famílias que tiravam sustento naquela velha manufatura de tantos desejos e bons frutos, alegrias e memoráveis histórias.

Um grupo de ex-empregados não se esmoreceu e com fé correu em busca do sonho de ver a fábrica em pleno funcionamento. Eles conviveram com o estado de falência, dívidas e o iminente descrédito se aproximando que acabaria de vez com a esperança de resgate de fabricação dos produtos Tarza.

Felizmente essa fabricação já e realidade entre os raul-soarenses, graças ao empenho e dedicação de membros da Cooperativa Industrial de Trabalhadores em Metalurgia de Raul Soares/Coopertrim que se instalou especialmente a esse fim e apoio da sociedade organizada através de pessoas voltadas ao bem-comum, Unisol Brasil, Confederação Nacional dos Metalúrgicos e Uniforja.  

Essa instituição cooperativista trabalhou incansavelmente e no último dia 19 de julho fabricou o primeiro lote de peças, conseguiu voltar com as máquinas ao real funcionamento embalado pela felicidade de muitos, os quais a partir de então têm ocupação diária que começa com o tradicional apito da sirene que nunca saiu da memória.    

A Coopertrim manteve-se de pé e unida, com humildade e esperança, enfrentou demandas na Justiça, enfrentou injustiças por quem haveria de estender a mão. Mas, recebeu estímulos necessários para lutar e divinamente obteve força que trouxe a vitória capaz de mudar a vida de muitos raul-soarenses e voltar com a simbólica presença do homem de macacão.  

Galeria de Fotos (Arquivo Ramiro Grossi) Aqui

Nenhum comentário: