08 julho 2012

Superintendência de Saúde de Ponte
Nova aborda o tema da “Raiva Humana”

Estiveram reunidos na manhã do dia 04/07, na SRS de Ponte Nova, mais de 100 profissionais entre, médicos, enfermeiros, médico veterinário, acadêmicos de medicina e profissionais da área de saúde pública para assistirem palestra sobre “raiva humana” ministrada pelo médico infectologista e intensivista, Dr. Alex Pinheiro Simiqueli de Faria, do município de Viçosa.

O infectologista fez abordagem de estudos de casos clínicos de raiva humana no Brasil, inclusive o mais recente caso de raiva humana ocorrido em junho deste ano, no município de Rio Casca. Além disso, foram temas da palestra, o atendimento antirrábico humano, soros e vacinas, que são disponibilizados pela SRS de Ponte Nova a todos os hospitais e salas de vacinas dos municípios da jurisdição.

Vários questionamentos da platéia foram acerca do esquema de profilaxia da raiva humana com o uso da vacina de cultivo celular, as suas indicações bem como as contra-indicações, precauções e eventos adversos relacionados à mesma.  Também, foi enfatizado o uso criterioso do soro e da imunoglobulina (restritos a uso hospitalar), quando indicado aos pacientes expostos a acidentes mais graves com animais domésticos e silvestres com suspeita de raiva.

Soro heterólogo, segundo Dr. Alex, é contra-indicado para alguns grupos como os imunodeprimidos, gestantes, crianças menores de dois anos e idosos, sendo indicada a imunoglobulina.

Com relação às dúvidas inerentes ao tipo de exposição e condições do animal agressor, os profissionais foram orientados a seguirem o esquema para profilaxia indicada pelo Ministério da Saúde que está disponível nas unidades básicas de saúde e hospitais da nossa regional.

Outras dúvidas pertinentes ao tema poderão ser tiradas, segundo o médico palestrante, no site Instituto Pasteur.

(Mônica Maria de Sena Cunha/Coordenadora do Núcleo Vigilância Epidemiológica)
(Wesley Moreira/Comunicação Social/SRS/Ponte Nova-MG)

Nenhum comentário: