10 julho 2014

Operação Policial resulta na apreensão de duas armas de fogo

Informativo da Polícia Militar
Na tarde do dia 09/07 a Polícia Militar de Raul Soares, em mais uma Operação Batida Policial, conseguiu apreender duas armas de fogo, munições e apetrechos. Durante a Operação Miguel de Souza, 61 anos, foi preso por comércio ilegal de arma de fogo e posse ilegal de arma de fogo.

Operações na Cidade de Raul Soares com Resultados Positivos no Enfrentamento de Demandas Diversas

A estratégia em segurança pública deve ser representada como a maneira pela qual os responsáveis diretos por prover segurança se comportam frente ao ambiente que os circundam, procurando aproveitar as oportunidades potenciais do ambiente e neutralizar as ameaças potenciais que contribuem para os atos antissociais.  É uma questão de saber ajustar-se às situações.

A Polícia Militar de Raul Soares, diante das demandas apresentadas no município, executa, de forma eficiente, mais de um tipo de policiamento atendendo ao princípio da universalidade desempenhando atribuições diversas em cumprimento da sua missão principal e secundária.

Quanto à modalidade destacamos: 
a) o patrulhamento – atividade móvel de observação, fiscalização, reconhecimento, proteção ou mesmo de emprego de força;
b) escolta – atividade destinada à custódia de pessoas e/ou bens em deslocamento (comum em Raul Soares: guarda externa de cadeia e escoltas diversas de preso); c) Diligência – atividade que compreende busca, captura ou apreensão de pessoas ou coisas.
.
Quanto à circunstância de emprego: 
a) ordinária – emprego rotineiro dos meios operacionais, em obediência a um plano sistemático, que contém as escalas de prioridade; b) extraordinária – emprego eventual e temporário de meios operacionais, em face de acontecimento imprevisto, que exige remanejamento de recursos; c) especial – emprego temporário de meios operacionais, em eventos previsíveis que exijam esforço específico (muito ativo em Raul Soares motivado pela tradição festiva).

Além das demandas festivas tradicionais em Raul Soares, grande parte comunidade raulsoarense que tem participado dos assuntos de segurança pública clama por ações de combate ao tráfico e uso de drogas; a perturbação do sossego; a condutas antiéticas e mau uso dos logradouros públicos; a falta de respeito e desorganização no trânsito urbano; ao porte e posse ilegal de arma de fogo; dentre outros problemas socialmente reprováveis.

Nesse sentido apresentamos alguns destaques das ações do primeiro semestre com foco nas demandas filtradas da própria comunidade de Raul Soares através de reuniões; acionamentos, informações e denúncias diversas:

Demandas de combate ao tráfico de drogas:
20g de pasta de cocaína apreendida;
133 unidades de papelotes/pinos de cocaína apreendidos;
 96 pedras de crack apreendidas;
 240g maconha prensada apreendida;
 87 buchas de maconha apreendidas;
 1 cigarro de maconha apreendido;
 2 sementes de maconha apreendida;
 24 adultos presos;
 2 adolescentes apreendidos.

Demandas de combate ao porte, posse e comércio ilegal de arma de fogo e munições:
 29 armas de fogo apreendidas;
Várias munições e apetrechos diversos caracterizados por comércio ilegal.

Demanda de crimes contra o costume e depredação de logradouros públicos:
Ação cirúrgica no centro da cidade resultando em um preso pela prática de ato obsceno e diversos usuários de álcool abordados e orientados

Demanda de crimes e infrações administrativas no trânsito (a Função da PM nesse é de Ações Preventivas e Repressivas de Fiscalização):
Várias apreensões de veículos por crimes de trânsito (direção perigosa) e infrações insanáveis; várias retenções e apreensões por infrações administrativas diversas (falta de habilitação; irregularidade quanto à documentação do veículo; estacionamentos proibidos).

É fácil perceber que ainda há muito a se fazer em prol da segurança pública em Raul Soares, mas a Polícia Militar representa uma das peças que compõem o Sistema de Defesa Social. Todos devem participar do processo e isso exige participação efetiva de todos, principalmente da comunidade.

Sabemos que determinadas ações irão desagradar algumas pessoas, mas o que deve prevalecer é o bem da coletividade. É sob essa demanda coletiva que alicerçamos nossas ações de prevenção e repressão qualificada, sem visão de túnel. Ou seja, o foco é no problema seja qual for a sua natureza (drogas; armas; trânsito; crimes contra o patrimônio; contra a pessoa; contra os costumes; etc.). Em prol de uma cidade melhor pra se viver estejamos todos abertos a mudanças.

É com esse espírito que a Polícia Militar de Raul Soares dará sequência às ações de prevenção e repressão qualificada no decorrer do segundo semestre do ano corrente.
Comandante do Pelotão da Polícia Militar de Raul Soares

Nenhum comentário: