27 abril 2011

Ponte interditada complica
acesso a Belo Horizonte

Para se evitar que uma viagem se transforme em uma grande dor de cabeça, principalmente neste feriado prolongado de 21 de abril e Sexta-feira da Paixão, os condutores devem ficar atentos às alternativas oferecidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) após a interdição da ponte localizada na altura do Km 455 da rodovia BR 381, em cima do Rio das Velhas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os veículos de passeio e ônibus que seguem para o Espírito Santo devem passar por Santa Luzia, o que acarreta aumento de 3 km no trecho, ou por Sabará, um aumento de 16 km. Quem está em Manhuaçu pode optar por passar por Ouro Preto para chegar à capital.

Já os veículos de carga que chegarem ou estiverem seguindo para Vitória estarão impedidos de passar pela BR-356, em Ouro Preto, no período de 7h às 15h, desta quinta-feira. Após a liberação da via, às 15h, os motoristas de veículos de carga poderão seguir por esse desvio, que aumentará em 30 km por este trecho. Os veículos que partem ou chegam do sul da Bahia devem encarar um desvio que aumenta a rota em 60 km, passando por Montes Claros (BR-135 e BR-251), Curvelo (BR-135) e Sete Lagoas (BR-040). Para aqueles que precisam ir para Ipatinga e João Monlevade, enfrentam o maior desvio, que é de 90 km.

Os veículos que partem ou chegam do sul da Bahia devem encarar um desvio que aumenta a rota em 60 km, passando por Montes Claros (BR-135 e BR-251), Curvelo (BR-135) e Sete Lagoas (BR-040) e os que precisam ir para Ipatinga e João Monlevade, enfrentam um desvio de 90 km.

Nova ponte fica pronta em seis meses
A ponte do Rio das Velhas será demolida, de acordo com a informação passada por técnicos do Departamento Nacional de Transportes (DNIT), que constataram que toda a estrutura da ponte está comprometida, inclusive os pilares de sustentação. A reunião que definiu quais serão as medidas emergenciais acabou na noite desta quarta-feira (20) na sede do Departamento, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

O Exército terá a responsabilidade pela construção de uma passarela para pedestres no local da ponte comprometida. A previsão do DNIT é de que esta passarela fique pronta em um mês e terá o início de suas obras em 15 dias. Já a reconstrução completa da ponte deverá ser realizada em pelo menos seis meses e está orçada inicialmente em R$ 30 milhões. Especialistas do DNIT vêm de Brasília para Belo Horizonte, nesta quinta-feira (21), para elaborar o novo projeto de construção.

A previsão é de que a nova construção tenha 20 metros de largura e 200 de comprimento. A atual tem apenas oito metros de largura e a mudança, ainda segundo o Departamento, é para receber a futura duplicação da rodovia.
(Site Polícia e Cia.)

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