28 abril 2011

Presidente do DEM admite
possibilidade de fusão com PSDB


O presidente nacional do DEM, senador Agripino Maia (RN), admitiu, nesta quarta-feira, a possibilidade de fusão da sigla com o PSDB. Ontem o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que "existem propostas" em andamento e que a preocupação é "manter a coesão dos partidos". "É algo a ser considerado, mas no momento apropriado", disse Agripino. De acordo com o senador, as conversas são informais, e o assunto não é prioridade no partido. "É possibilidade, e possibilidade é apenas possibilidade", tergiversou.

A discussão sobre uma possível fusão ganhou força com a recente debandada de filiados do DEM para o Partido Social Democrático (PSD), do prefeito paulistano Gilberto Kassab. Só na Câmara dos Deputados, a bancada de 43 deputados democratas deve perder pelo menos 11 parlamentares. Já no Senado, o partido perdeu sua representante do agronegócio, a senadora Kátia Abreu (TO). Além disso, há a perspectiva de saída do governador Raimundo Colombo (SC) nos próximos dias.

Na avaliação de Agripino, o comentário do ex-presidente Fernando Henrique indica apenas sua preocupação com a "solidez" da oposição ao governo da presidente Dilma Rousseff. "Ele apenas emitiu uma opinião sobre uma forma de a oposição ficar robusta", disse. Questionado sobre quando o assunto poderia se tornar prioridade para os dois partidos, o senador desconversou: "O momento será quando os partidos decidirem"
(Estado de Minas)

Nenhum comentário: