09 abril 2012

Academia de graça, na praça!

Prefeitura inaugura Academia ao Ar Livre para o povo bonjesuense

A Prefeitura de Bom Jesus do Galho, através dos Departamentos de Esportes e de Assistência Social, inaugurou oficialmente, na quinta-feira, 29/03, na Praça da Matriz, a Academia da Terceira Idade – ATI, que conta com dez aparelhos de ginástica para uso da população em geral. 

A academia já funciona no local há pouco mais de sessenta dias.
Trata-se de parceria com o governo de Minas Gerais, dentro do Projeto: Ginástica para Todos, que tem como objetivo a transformação da paisagem das cidades e melhoria de vida das pessoas pela atividade física, sobretudo daquelas consideradas na faixa etária da terceira idade. Os modernos aparelhos foram instalados na parte lateral de uma das quadras do Jardim Jovem Guarda.

Mesmo sendo direcionada e recomendada para membros da terceira idade, essa academia poderá ser utilizada por todas as pessoas interessadas, desde que acompanhadas por profissionais de Educação Física e/ou Fisioterapeutas, por exemplo.
Dezenas de integrantes do grupo da terceira idade, Gente Feliz, participaram da inauguração simbólica da Academia ao Ar Livre na Praça. A maioria, jamais havia praticado exercícios em aparelhos dessa natureza.

O próprio prefeito Jadir José foi quem escolheu o local para a instalação dos aparelhos. “O local é estratégico, e se destaca, pois fica na parte mais alta da praça. Espero que as pessoas façam bom uso dessa academia. A praça ficou mais animada e ativa. A conservação dos aparelhos dependerá do uso correto e do cuidado de cada usuário”, enfatizou o prefeito.

Cuidados
Alguns profissionais da Prefeitura relacionados à saúde humana informaram que os aparelhos são extremamente modernos e de fácil utilização, porém a maioria não é recomendada para crianças menores de 07 anos, a não ser com acompanhamento de um profissional de educação física ou de saúde. A pessoa de idade mais avançada deverá aferir a pressão arterial, antes e depois dos exercícios, como forma de prevenção e precaução.
Eles ainda alertaram sobre o uso correto da academia. “As pessoas precisam entender que se trata de uma academia de ginástica e não de um parque de diversão. Por isso deverá ser montado ao lado da ATI um parquinho para crianças de até 10 anos. Para tudo nessa vida deve haver limites e regras; com o entretenimento e com a saúde das pessoas não pode ser diferente”.       

Benefícios
Jovens, adultos e idosos são convidados a mudar os seus hábitos de vida em busca de uma melhoria da saúde, aumentando o nível de exercícios físicos de forma gradativa, reduzindo o sedentarismo e os problemas causados por ele.
Ao praticar atividades físicas regularmente toda pessoa tem a possibilidade de viver mais e melhor. 

Confira abaixo o que melhora na vida dessa pessoa:
Estilo de vida mais saudável
Redução do peso e dos riscos de doenças crônicas
Maior disposição para as atividades do dia a dia
Melhora do humor, da auto-estima e do sono
Auxilia no combate à depressão
Auxilia no combate à ansiedade
Melhora nos cuidados gerais com a saúde
Promove a convivência solidária e
Possibilita novas amizades.


Nenhum comentário: