Dilma, Graça e Eike entre os
100 mais influentes do mundo
Presidente do Brasil entra pelo segundo ano consecutivo na
lista, com perfil escrito pela colega argentina, Cristina Kirchner
A presidente Dilma Rousseff foi novamente incluída na lista anual das 100 pessoas mais influentes do mundo, elaborada pela revista norte-americana Time. Além de Dilma, que figurou na lista do ano passado, há mais dois brasileiros na relação: a presidente da Petrobras, Graça Foster, e o empresário Eike Batista. O perfil de Dilma foi escrito pela presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que não aparece na lista.
“Hoje, com a liderança de Dilma Rousseff, vimos um Brasil convencido de que seu interesse nacional está absolutamente ligado aos interesses de seus vizinhos”, diz Cristina Kirchner, no texto publicado na revista.
A lista da Time menciona ainda os presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, e Juan Manuel Santos, da Colômbia, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, a presidente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netaniahu.
No perfil, Cristina Kirchner destaca a personalidade forte e desafiadora de Dilma: “uma vez eu vi uma foto de Dilma Rousseff, aos 22 anos. Ela estava em pé na frente de um tribunal militar, em 1969, e os juízes escondiam seus rostos com as mãos. Ela exalava desafio.”
Em seguida, diz a presidente argentina: “a mulher que eu conheci em 2003, quando ela se tornou ministra de governo (de Minas e Energia) do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tinha o mesmo compromisso (de desafio) que vi na menina (na foto de 1969).”
Cristina Kirchner relatou ainda que ela e Dilma compartilham “muitas experiências pessoais” comuns, como a herança imigrante, o ativismo, a militância jovem e os desafios enfrentados por “mulheres que tentam crescer em um espaço dominado pelos homens”. “Nós concordamos que a desigualdade social é o maior problema que enfrentam nossos países”, disse ela.
A lista completa com os 100 nomes das pessoas que mais influenciam no mundo pode ser vista na página da revista na Internet.
(Agência Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário