23 março 2013

Cidades apagarão luzes
para lembrar meio ambiente
Pelo quinto ano consecutivo, a organização não governamental WWF promove em mais de 150 países, neste sábado, o movimento Hora do Planeta. É um ato simbólico que conta com a participação de governos, empresas e a população. As pessoas podem participar apagando a luz de casa, da empresa ou qualquer outro lugar das 20h30 às 21h30.

A proposta é levar a uma reflexão sobre o aquecimento global e as ameaças ao meio ambiente. No Brasil, 92 cidades confirmaram participação, sendo 22 capitais , entre elas, sendo 22 capitais , entre elas, Belo Horizonte, Brasília (DF), Natal (RN), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Goiânia (GO) e Florianópolis (SC).

A superintendente da WWF-Brasil, Regina Cavini, explica que as prefeituras apagam os monumentos mais importantes e significativos, porque não se pode apagar a luz de toda uma cidade. Em Brasília serão apagadas as luzes do Congresso Nacional e da Esplanada dos Ministérios.

Regina Cavini ressalta que o movimento é um ponto de partida para ações contínuas. “O WWF sabe que não é em uma hora que vamos fazer as mudanças necessárias ao planeta. O que interessa é as pessoas usarem este momento para se reunirem com suas famílias e seus amigos e repensarem os seus hábitos”, diz.

Em 2012, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo apagaram as luzes durante a Hora do Planeta.

Em Minas
Cinco cidades de Minas Gerais, participam. O movimento, é um ato simbólico em que as pessoas apagam as luzes durante sessenta minutos. O objetivo é chamar atenção para o aquecimento global e outros problemas ambientais que a humanidade enfrenta. Neste ano, o apagar das luzes acontece das 20h30 às 21h30. Pela quinta vez consecutiva, a capital mineira adere a campanha.

A sede da Prefeitura de Belo Horizonte(PBH), na Avenida Afonso Pena e a Praça da Bandeira, no Bairro Mangabeiras, terão as luzes apagadas durante uma hora, demostrando incentivo à ação. Em Minas, além de BH, as cidades de Ouro Preto, Poços de Caldas, Conquista e Itajubá também se comprometeram com o ato sustentável.

Criada em 1996, a rede WWF é uma organização não governamental dedicada à preservação da natureza. Em 2012, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. No Brasil, o movimento ocorre desde 2009 promovido pelo WWF-Brasil.

Para participar, basta apagar as luzes neste sábado às 20h30 (hora local) e conscientizar-se da importância dessa atitude para o movimento. Divulgar a ação para amigos e parentes também é uma alternativa para aderir à causa em defesa do meio ambiente. Mais informações podem ser obtidas pelo site oficial da manifestação.
(Agência Brasil)

Nenhum comentário: