11 março 2013

Minas Gerais vai produzir
remédio contra câncer de mama
Representantes do laboratório argentino vão
 visitar a Funed para avaliar a infraestrutura do local
A Fundação Estadual Ezequiel Dias (Funed) está negociando com um laboratório argentino a transferência de tecnologia para a produção e distribuição gratuita do Anastrozol, medicamento usado no tratamento do câncer de mama. A Funed será a primeira instituição pública do país a produzir esse tipo de remédio. A intenção da fundação é começar a distribuir o remédio em até dois anos.

Anualmente surgem cerca de 50 mil novos casos de câncer de mama no país. Por isso o Ministério da Saúde tem interesse na produção do Anastrozol.

O presidente da Funed, Augusto Monteiro Guimarães, disse que já foram realizadas várias reuniões com os representantes do laboratório argentino Blipack. Segundo ele, em janeiro foi assinado o Termo de Confidencialidade, uma das etapas mais importantes da negociação.

“Representantes do laboratório argentino vão visitar a Funed para uma avaliação de nossa infraestrutura, apontando se vamos precisar de comprar mais equipamentos. Uma equipe da fundação também vai a Buenos Aires para ver de perto como é produzido o remédio”, diz Guimarães.

Gastos
O assessor Comercial da Blipack no Brasil, Eduardo Machado, explicou que a produção pela Funed ajudará na redução dos gastos do Ministério da Saúde no tratamento do câncer.

No caso do de mama, o uso do medicamento é adotado em média por cinco anos. Uma caixa com 28 comprimidos custa para o Governo federal R$ 100. Essa quantidade do remédio é suficiente para quase um mês de tratamento. Machado explicou que esse remédio é distribuído aos hospitais públicos pelo Ministério da Saúde.

A Funed também está negociando com a Blipack a produção do Letrozol e Bicalutamida. Esses remédios são usados no tratamento do câncer de mama e próstata.

A Fundação Estadual Ezequiel Dias produz desde abril de 211 a vacina contra meningite tipo C. O medicamento é comprado pelo Ministério da Saúde para distribuição em todas as suas unidades de imunização.
(Hoje em Dia)

Nenhum comentário: