11 março 2013

Divisão Municipal do Meio
Ambiente de Raul Soares
Lixão

Mais uma vez foi colocado fogo no lixão, provocando um incêndio de autores e motivos desconhecidos mas de consequências nocivas para todos.

O lixão já não era para existir mais, uma vez que existe em operação a usina de triagem e compostagem (UTC). Contudo, uma vez existindo, é preciso que o seu gerenciamento seja totalmente diferente do que foi até agora. Para isso estão sendo tomadas providencias emergenciais para impedir novas ocorrências como:

- mapeamento do local, cercamento da área, colocação de placas indicativas e de aviso, aterramento, proibição de acesso de terceiros e, no prazo de um ano, recuperação da área com recomposição da cobertura vegetal e encerramento das atividades de depósito de lixo ou rejeito.

O lixão não era para existir mais, mas existe. Existe porque a usina não consegue processar com eficiência o lixo que é recolhido nas ruas. Isso porque é recolhido não apenas o doméstico e comercial que a usina está planejada para processar, mas tudo que inclui descarte de imóveis (sofás, cadeiras, peças de camas e fogões), entulhos de construção, animais mortos, limpeza de quintais, remédios e outros. Isso impede o processamento do material recolhido, com a retirada da parte de material reciclável, mas não das outras, formando um grande volume de rejeito que vai alimentar o lixão.

O sistema varrição, condicionamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final do lixo urbano têm de ser entendido como um conjunto único, onde a falha na operação de uma das partes compromete todas as seguintes. As atividades da população urbana geram diferentes tipos de resíduos sólidos e cada tipo tem coleta, transporte e destino final de acordo com sua origem.

A Prefeitura está fazendo estudos para elaborar e executar o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos no Município (urbano e rural), com participação direta das secretarias de Agricultura, Educação, Saúde e Assistência Social e, oportunamente, das outras.
Contudo, é fundamental a participação da população. Esse assunto será abordado e discutido brevemente através dos meios de comunicação.

Nenhum comentário: