12 março 2010

Sessão solene do Legislativo Raul-soarense

Dia Internacional da Mulher

Clique na foto para ampliar

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.


Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857 e no ano de 1975 a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher.

Os vereadores de Raul Soares homenagearam as mulheres, durante a reunião ordinária da Câmara Municipal realizada na manhã do último dia 8 de março, quando receberam pessoas ilustres da sociedade como o médico Agnaldo Domingos Costa, sargento PM Araújo e a policial militar Juliene, a médica Raquel Costa, Dona Vera, Juliana Chaves, Sirlane, Geralda, Preta, Áurea, Marlene Trevenzoli e Mariluce Rocha, João Firmino e Marlene, Geralda, Terinha e Darinha, estudante Vitor Cesar e funcionários da Casa, entre outras pessoas e o Coral Melro Alves Natal que executou melodias que engalanaram a casa durante aquela honrosa sessão solene.

Na oportunidade, o presidente Eimard destacou a participação efetiva da mulher no processo de desenvolvimento do país cuja presença se torna peça importante e indispensável nas ações voltadas ao crescimento dos municípios como Raul Soares.
Disse o presidente que se sentia alegre e emocionado ao participar daquela justa homenagem que os vereadores ora prestavam e parabenizou todas as mulheres raul-soarenses.

Nenhum comentário: