25 março 2010

Poder Público de Oratórios em ação

Campanha contra o Câncer

de Colo de Útero e Próstata


Clique na foto para ampliar

Com o objetivo de identificar casos de câncer de colo do útero e próstata em pacientes que não desenvolvem os sintomas da doença, a Secretaria Municipal de Saúde de Oratórios realizou no dia 13/03/2010 uma campanha preventiva para atender mulheres de 25 a 59 anos e homens acima de 35 anos.

A campanha foi desenvolvida em parceria com a Fundação Cristiano Varella da cidade de Muriaé, uma equipe composta de 3 técnicos em laboratórios, 9 funcionários administrativos da Policlínica, 7 enfermeiros, das quais 3 voluntárias (Valéria Vargas, Daniela e Luzia Mariano).


O trabalho iniciou-se ás 8h, com término ás 12h, sendo realizada coleta de materiais para exames preventivos do câncer do colo do útero e sangue para o exame de PSA, seguido de palestras educativas.

A fundação Cristiano Varella disponibilizou um ônibus com 3 consultórios equipados com ar condicionado e total conforto e privacidade para as pacientes realizar o exame Papanicolau.


A Secretária Municipal de Saúde, Marilda Pires Gonçalves Bitencourt e o Coordenador da Atenção Básica, Adão Siqueira, comemoram o sucesso da campanha, relatam que esse é mais um trabalho realizado, onde o município de Oratórios tem como objetivo a mudança do modelo curativista, com enfoque na promoção e prevenção em saúde.

Nenhum comentário: