11 março 2010

Contato com a natureza

Cavalgada de Abre Campo

Clique na foto para ampliar


Aconteceu na manhã do último domingo (7), a Cavalgada de Abre Campo, saindo às 11h da Chácara Emmannuele para cumprir um saudável percurso de 22 km até a Fazenda de Miltinho Pereira, na comunidade das Flechas.
As fotos registram a concentração de cavaleiros e animais antes da saida, num congraçamento festivo e familiar próprio dos abre-campenses.
O cavalo e o cavaleiro, esse conjunto com um caminho a percorrer, aventura certa, seja trotando, à galope ou marchando você se diverte do início ao fim do passeio. Não precisa ser um atleta para a prática desse esporte, é só gostar da natureza e de cavalos. Feitas em grupos, as cavalgadas são para as pessoas comuns que queiram sair da rotina e se aventurar nos esportes radicais.

História da Cavalgada
O início das cavalgadas tem como ponto de partida a domesticação dos cavalos existentes, por toda a Europa e África, principalmente na
região do Oriente Médio. No caso especificamente das cavalgadas, a prática do esporte está diretamente ligada à origem da raça do cavalo.
Hoje as raças são definidas da seguinte forma: força, agilidade, docilidade, temperamento, porte físico, etc. Sendo que nas cavalgadas a preferência é para os animais mais dóceis, e com uma grande robustez.
No caso do Brasil as cavalgadas foram introduzidas como esporte há pouco tempo com todo o crescimento do interior, trazendo muitos adeptos a essa atividade. Hoje os Hotéis fazenda e as agências de esporte de aventura, já promovem passeios em todas as regiões do país.

O que levar
No caso das cavalgadas, não se leva em consideração o que você vai estar acampando, visto que os passeios são todos planejados para serem feitos em um dia. Somente alguns passeios internacionais visam atingir um percurso em mais de um dia.

Para uma cavalgada a roupa a ser utilizada é uma calça, botas, uma camisa leve e chapéu (ou capacete). O cavalo deve estar com boas condições físicas, pode se perceber pelo andar, que deve estar harmonioso, em reta, natural e baixa, todo o corpo do animal deve ser musculoso e mostrar grande vivacidade nas mudanças de marcha e direção. Os procedimentos para arrumar o cavalo, apertar a cela, verificar o estribo devem ser feitos por pessoas experientes com o lido com o animal.

Em alguns casos é bom levar máquina fotográfica, água potável, caso o caminho não ofereça nenhuma fonte, usar sempre repelente, e principalmente não levar nada para bater no animal: isso não é necessário para o animal te obedecer, pelo contrário é total falta de domínio da situação.

Onde praticar
Sendo as cavalgadas de fácil acesso, o que deve se levar em conta é a estrutura envolvida na viagem, reparar se os cavalos são bem tratados e se as acomodações atendem suas necessidades.

Competições
Podemos definir a cavalgada como esporte de conjunto, pois ele é formado de um cavaleiro e de um cavalo. No caso do cavaleiro, a destreza e a facilidade com que se lida com o cavalo são fundamentais. Por mais que as raças utilizadas nos passeios tenham características dóceis, algumas pessoas se assustam com o cavalo pela suas dimensões e porte.

Existem praticamente três maneiras de se guiar um cavalo
A primeira delas é a marcha; é a forma que você terá o menor impacto na cela andando numa boa velocidade, sendo essa a hora de curtir o cavalo, por isso a utilização dos cavalos marchadores;
A Segunda é o galope, quando é hora de correr um pouco, é a verdadeira sensação de liberdade;
Já a terceira maneira é quando o cavalo está caminhando bem lentamente, quando o cavalo e cavaleiro estão dentro de uma mata fechada, por exemplo. Essa é a hora para curtir a vista e o contato com a natureza.

Além de prazeroso, as cavalgadas atendem uma demanda de pessoas interessadas no contato com a natureza, todos têm uma oportunidade de ir aproveitando a vista, só curtindo o passeio.
Imagine você em cima de um cavalo tendo contato com pássaros, animais e aves migratórias, meio a relva e as nascentes naturais!..

Dica
Se uma dica deve ser dada é com a escolha do cavalo que, de preferência, tem que ser marchador o oferece condições físicas de aturar o passeio.
Outra dica importante é que os cavalos devem estar andando em fila indiana quando em trilhas, enquanto que em estradas a dispersão é até aceitável, principalmente na hora do galope, aonde você deve aproveitar para testar a velocidade do animal.
Utilize sempre calça, para evitar assaduras e até mesmo carrapatos. Saiba sempre o caminho que você irá percorrer para saber o que vai ser necessário levar para o passeio.
Comida, água e repelente são coisas básicas que todo cavaleiro tem o cuidado de não faltar.

Nenhum comentário: