12 março 2010

Santo Antonio do Grama

VI Conferência Municipal de Saúde

Clique na foto para ampliar

Realizou-se em Santo Antonio do Grama, no último sábado (6), nas dependências da Escola Municipal São Domingos Sávio, a VI Conferência Municipal de Saúde que abordou o tema “Os Vinte Anos do Sistema Único de Saúde/SUS”.
Na oportunidade foram empossados os novos membros do Conselho Municipal de Saúde. Entre os presentes estava o deputado estadual Marcus Pestana, Vânia Delazari, representando a Gerência Regional de Saúde de Ponte Nova.
O mestre de cerimônia foi o Assessor de Comunicação da Prefeitura local, Wesley Moreira.

A abertura oficial foi feita pelo prefeito do município, Jeferson Russo, que entre agradecimentos e citação de fatos ligados a saúde, disse que no Grama a saúde cresceu nos últimos cinco anos mais do que nos 15 anos anteriores quando a saúde era precária, com parcos recursos, poucos profissionais e equipamentos e veículos. E enfatizou que “Hoje os avanços estão aí para todos verem de perto: uma saúde de ponta na área médica, com várias especializações, equipamentos ultramodernos, com destaque na saúde bucal”, concluindo, o prefeito disse, que “o progresso do SUS representa uma vitória na luta pela universalização da saúde, garantindo o acesso a todos os brasileiros”.

O prefeito Jeferson, também, discorreu sobre a salutar parceria com o vice-prefeito, Sebastião Caetano e o apoio do governador do Estado Aécio Neves e do deputado Marcus Pestana, presente no evento, que ajudou em grandes conquistas como a frota de veículos novos, construção da Unidade Básica de Saúde e Policlínica.

O secretário municipal de saúde, Hélio Gomes Leal, usou a palavra para saudar os presentes e falar sobre a saúde do município. O deputado Marcus Pestana disse que a administração do prefeito Jeferson merece destaque; falou, também, das conquistas de Minas Gerais na área de saúde destacando os programas PSF, Viva Vida, Agita Minas e Farmácia de Minas que, em breve, será instalada em Santo Antonio do Grama. O deputado anunciou, ainda, que uma ambulância completa será entregue no município.

Foram debatidas as temáticas Evolução do Atendimento Médico no Município, Evolução da Saúde Bucal, PSF e Enfermagem na Policlínica, Uso Racional de Medicamentos e os Serviços Complementares de apoio à saúde dos usuários, com participação de médicos, pediatras, ginecologistas, urologistas, geriatras, odontólogos, enfermeiras, psicólogas, farmacêuticas, assistentes sociais e profissionais da Educação Física.

Durante o evento ocorreram apresentações de violão das crianças da Oficina de Música Pró-Jovem: Daniela, Leandro, Mara, Lady Laura e Pedro Henrique, ministrados pela professora Mislaine. E durante o almoço se apresentaram o Grupo União de Capoeira e Tarcísio e sua Sanfona.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá pessoal!!!

Fico feliz, sabendo que estão bem de saude(É o que importa)!!
Hélio e Beth, sinto saudades dos tempos em que dávamos trabalho a voces. Quanta bagunça, hein??
Fico feliz tambem, em saber que o grama está melhorando. Continue assim!!

Abraços a todos!!

P.S - Um dia ainda volto aí, para visitá-los.

Hélio Gomes (MAGAL) e ANA MARIA.