21 março 2010

Com a palavra uma nutricionista que entende...

Páscoa e o consumo de chocolate



Na Páscoa quem gosta de chocolate tem um bom pretexto para abusar dessas delícias. Comer chocolate todos os dias pode fazer muito bem à saúde. Mas nada de exageros.
Os nutricionistas dizem que o ideal é comer, diariamente, no máximo 30 gramas e de chocolate amargo.
É o tipo que tem mais cacau e, portanto mais flavonóides, substância química encontrada no vinho tinto e no chá verde que dá energia, ativa a memória e melhora a circulação.

O chocolate ao leite tem menos cacau e muito mais açúcar. Para ter o mesmo benefício encontrado no amargo, é preciso comer três vezes mais. Nesse caso, corre-se o risco de engordar.

Já o chocolate branco é feito só com a manteiga do cacau e açúcar - pura gordura. Não tem os flavonóides e engorda. E para quem está preocupado com a balança, uma dica: o diet não tem açúcar, mas tem mais gordura do que o tradicional.

E será que tem hora para comer chocolate?

“De manhã. Tomar uma xícara de chocolate, comer um pedaço de chocolate amargo, é o melhor horário, inclusive para as crianças por que melhora a memória”.

O chocolate não provoca espinhas e nem causa dependência ao organismo. Estudos mostram que as pessoas têm o desejo porque gostam da sensação que ele traz.

O chocolate tem uma substância chamada feniletilamina, que é a mesma que é produzida por aquelas pessoas que estão apaixonadas.

Então, existe coisa melhor do que você sentir este bem estar?

Juliana de Souza e Silva - Nutricionista (foto)
Toledo/PR - (45) 3252.2114

Nenhum comentário: